Qual é o mais importante indicador de qualidade de cursos superiores do Brasil?

 

  1. “Guia estudantil” encontrado nas bancas de jornai;
  2. Valor da mensalidade do curso;
  3. Tradição da escola;
  4. ENADE – Exame Nacional de Cursos e IGC – Indice Geral de Cursos, do Mec.

Resposta: item”4″ – porque o ENADE é público, não sofre influência das escolas, é feito simultaneamente por todos os alunos do mesmo curso no Brasil inteiro. Com o ENADE , o MEC mede quanto de conhecimento profissionalizante e geral foi agregado na formação de um estudante durante os quatro anos do curso, e, importante, torna pública essa informação. Infelizmente poucos são os vestibulandos que se valem dessa informação antes de fazer a matrícula.

Entrar num curso ou faculdade que obteve nota baixa no ENADE pode trazer alguns constrangimentos tais como: (a) ter que dizer que não sabe a nota do curso que realiza para não mostrar a verdade, e, (b) ter que responder numa entrevista de emprego que não sabia a nota do curso quando entrou na faculdade (o entrevistador perceberá que o candidato não foi sequer zeloso com a própria formação – o que esperar dele?).

SAIBA que a FAAL obteve excelente resultado no último ENADE. Obteve 4 no IDD (escala de 1 a 5), uma das maiores notas do Estado de São Paulo. Confira e compare: Enade ou Mec e escolha GUIA DO ESTUDANTE.

Observações

  • A matrícula está sujeita à classificação no Processo Seletivo e número de vagas até o limite de 50 alunos por turma;
  • Não reservamos vagas: matricule-se imediatamente após a publicação da lista de aprovados;
  • A FAAL reserva-se no direito de iniciar o curso somente se a turma tiver o mínimo de 40 alunos matriculados.