Cap. I- DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1 – O presente regimento estabelece normas de uso e funcionamento da Biblioteca.

Cap. II- DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Art. 2 – O horário de funcionamento desta Biblioteca é das 14h30 às 22h30 e aos sábados das 13h às 17h.

Cap. III- DAS INSCRIÇÕES

Art. 3 – Todos os alunos, professores e funcionários poderão inscrever-se como associados da Biblioteca, isto acontece a partir de um primeiro cadastro (como aluno ou docente) na secretaria.

Art. 4 – O regimento da Biblioteca está disponível no site da Faal e na própria Biblioteca.

Art. 5 – É vedado o empréstimo de livro por meio de terceiros.

Cap. IV- DOS EMPRÉSTIMOS E DEVOLUÇÕES

Art. 6 – O empréstimo de obras catalogadas far-se-á pela requisição de consulta, preenchida pelo próprio leitor, após ter verificado na Biblioteca, os títulos disponíveis e de seu interesse, para posterior formalização do empréstimo pelo funcionário responsável.

Art. 7 – A retirada ficará limitada a 03 (três) obras por vez e pelo prazo máximo de 07 (sete) dias corridos. No caso de periódicos, o prazo máximo é de 02 (dois) dias.

Art. 8 – É vedado o empréstimo de 02 (dois) exemplares da mesma obra.

Art. 9 – É vedada a retirada, da Biblioteca, de documentação, de livros raros e de edição esgotada, bem como das seguintes obras referidas: dicionários, enciclopédias.

Art. 10 – A renovação do prazo de empréstimo de obras pode ser feita pela primeira vez pelo Unimestre e a partir da segunda vez pessoalmente .

Art. 11 – A renovação deverá ser feita pelo próprio leitor com um dia de antecedência ou na data marcada para a devolução da mesma.

Art. 12 – Se a obra requisitada estiver emprestada, a Biblioteca reserva-se o direito de informação ao requisitante tão somente na data da devolução.

Cap. V- DA CONSULTA LOCAL

Art. 13 – É livre o acesso às estantes da Biblioteca e obriga o leitor a depositar seus materiais pessoais (bolsas, mochilas, fichários, pastas, sacolas) no armário.

Art. 14 – Caso o usuário encontre dificuldade ou precise de informações adicionais, deverá solicitar auxílio à bibliotecária.

Cap. VI- DAS RESERVAS

Art. 15 – Só terão validade as reservas feitas com a bibliotecária que tomará as devidas providências para agendamento do livro solicitado.

Art. 16 – A ordem de preferência observada para a efetivação de reserva será cronológica.

Art. 17 – A reserva é limitada a 2 (duas) obras.

Cap. VII- DAS SUGESTÕES

Art. 18 – As sugestões do leitor, relativas à aquisição de novas obras do acervo, melhorias no atendimento e outras atividades, serão analisadas pela bibliotecária e aprovadas pela direção.

Cap. VIII- DAS PENALIDADES

Art. 19 – A não devolução da obra no prazo estabelecido para o livro sujeitará o usuário a uma multa referente a R$ 1,50 (um real E cinqüenta centavos) por dia.

Art. 20 – Se houver reserva da obra e o leitor não tiver devolvido no prazo determinado, a multa passa a ser de R$ 3,00 (três reais) por dia. Além disso, ficará suspenso para retirada de novas obras por 15 dias.

Art. 21 – O não pagamento da multa, impedirá o usuário de obter novos empréstimos junto à Biblioteca, até que a situação seja plenamente regularizada.

Art. 22 – A Biblioteca reserva-se o direito de suspender temporariamente o empréstimo de quaisquer obras ao leitor que não entregar em perfeita ordem as obras por ele retiradas para consulta.

Art. 23 – O montante do valor devido à Biblioteca como indenização por obras danificadas ou perdidas pelo leitor será estabelecido pelo responsável da Biblioteca.

Art. 24 – A Biblioteca, sem prejuízo da aplicação das penalidades previstas neste Regimento, poderá efetuar cobranças por meio de ligações telefônicas e por via postal, junto ao leitor que não devolver, dentro do prazo estabelecido, para as obras por ele emprestadas.

Cap. IX- DA MANUTENÇÃO DA ORDEM NO RECINTO DA BIBLIOTECA

Art. 25 – Será exigido dos leitores e usuários da Biblioteca:

a)      Completo silêncio em suas dependências.

b)      Que se abstenham de cigarros.

c)      Que deixem em lugar apropriado, junto à portaria, bolsas, mochilas, fichários, pastas e sacolas, adentrando as salas de leitura e pesquisa portando apenas lápis, papel e borracha.

d)     Que se abstenham de consumir qualquer tipo de alimento em suas dependências.

e)      Que não danifiquem o prédio ou qualquer objeto pertencente ao acervo da Biblioteca.

f)       Que as solicitações aos funcionários sejam feitas em voz baixa e com cordialidade, de modo a não perturbar o ambiente.

g)      Que acatem as orientações e determinações dos funcionários da Biblioteca.

Faal, 22 de julho de 2013

Silvia Helena Orlandelli da Silva
Diretora Geral