FAAL Júnior

Grupo de Empresas Juniores dos alunos da FAAL.

Uma conquista para a boa formação profissional

 Como são as aulas práticas no grupo Faal Júnior Holding

Para alcançar os objetivos de ensino descritos anteriormente, a Faal montou uma completa estrutura empresarial dentro das suas instalações. Adquiriu máquinas e equipamentos para fazer funcionar projetos de prestação de serviços e comércio de produtos. Tudo é feito pelos alunos com a orientação dos professores.

Estrutura das empresas juniores do grupo Faal Júnior Holding

A estrutura de ensino e de práticas empresariais e de empreendedorismo da FAAL conta atualmente com uma empresa júnior matriz, a FAAL Jr. Holding, que controla todas as demais empresas juniores do grupo. Cada curso mantém uma empresa júnior especialista na própria área do curso com orientação de um professor. Cada empresa júnior possui um diretor e um corpo de gerentes, todos estudantes da FAAL. Com essa estrutura os alunos podem desempenhar todas as funções técnicas e gerenciais (criação, inovação, desenvolvimento, controles gerenciais, gestão de pessoas, processos, recursos e clientes) de forma que compreenda melhor sua atuação e seu papel profissional. Os estudantes da FAAL fazem estágio e aulas práticas utilizando toda essa estrutura e podem, inclusive, desempenhar funções como gerente de projeto, diretor de filial, vice-presidente e presidente da matriz. Aos estudantes que desempenham papéis gerenciais nas empresas juniores a FAAL pode conceder bolsas parciais com desconto no valor das mensalidades como forma de incentivar o desenvolvimento do perfil ético e empreendedor dos profissionais formados na FAAL.

Como são as aulas nas empresas juniores do grupo FAAL Júnior Holding e onde os alunos de cada curso atuam

FAAL Jr Holding

A empresa júnior matriz, FAAL Jr Holding, controla todas as empresas juniores dos cursos da FAAL. Os estudantes que passam pela gerência ou diretoria da empresa júnior de seu respectivo curso podem chegar à vice-presidência ou a presidência da matriz. Toda essa estrutura é subordinada ao Conselho Administrativo que é formado pelo colegiado máximo da instituição. A matriz júnior desenvolve as ações necessárias, em conjunto com todas as empresas juniores filiais, para que os objetivos estratégicos estabelecidos no conselho sejam atingidos. Os estudantes que chegam à matriz encontram a oportunidade de viverem grandes experiências profissionais antes mesmo de concluírem a faculdade.

Empresa júnior do curso de Marketing

Os estudantes  iniciam suas atividades como auxiliares de serviço, mas passam por funções de supervisão e podem chegar à gerência ou diretoria. A estrutura inclui funções como analista de marketing, assistente de marketing, assistente de promoção, consultor de vendas, gerente e diretor do departamento.

Nessa empresa júnior os estudantes assumem projetos para avaliar o mercado e detectar tendências comerciais para a criação de novos produtos ou serviços. Várias atividades comuns ao profissional de Marketing podem ser vividas na empresa júnior como a elaboração das estratégias de lançamento, promoção e posicionamento do produto ou serviço; vendas, pesquisa de mercado, ações de merchandising. Com isso a empresa júnior de Marketing pode colaborar com as empresas juniores dos cursos de Artes Visuais e de Design Gráfico ou Design de Produto, por exemplo, para que projetem novos produtos ou criem campanhas publicitárias dos produtos já fabricados.

Empresa júnior do curso de Design

Os estudantes de Design propõem o desenvolvimento de novos produtos ou trabalhos gráficos, do projeto até a campanha publicitária. Os projetos envolvem a revitalização de produtos já existentes, criação de marcas e embalagens, elaboração de peças publicitárias para TV, outdoors, revistas e jornais. A empresa júnior do curso de Design também desenvolve atividades diversas como concurso de fotografia, artes para silk, sites, folders etc., em colaboração com as demais empresas juniores do grupo FAAL Jr Holding.

Empresa júnior do curso de Matemática (licenciatura e bacharelado)

Aqui os estudantes realizam as análises estatísticas das pesquisas de mercado, e junto com os alunos de Administração calculam custos, estabelecem preços dos produtos e projetam os lucros, dentre outras atividades. A empresa júnior do curso de Matemática também desenvolve novos produtos e serviços educacionais e atende não somente o público interno da comunidade FAAL, mas também o público externo.

Empresas juniores do curso de Administração de Empresas FAAL

Os estudantes do curso de Administração de Empresas podem atuar em uma das empresas juniores do curso e desenvolver atividades voltadas para o Empreendedorismo e os Novos Negócios. Desenvolvimento de produtos e serviços, análise de viabilidade de negócios, finanças pessoais e orçamento doméstico, capacitação e consultoria aos empreendedores locais, microcrédito, investimentos, organização de visitas técnicas, organização da Feira do Empreendedor, Projeto Jovens Empreendedores e a Educação Financeira de Crianças e Jovens são alguns dos projetos disponíveis para que os futuros Administradores possam atuar.

Empresa júnior do curso de Recursos Humanos

A empresa júnior do curdo de Gestão de Recursos Humanos seleciona e treina o pessoal para as outras empresas do grupo Faal Júnior Holding. Além disso,  presta consultoria e desenvolve treinamentos. Os estudantes de RH são responsáveis também por ações como o Dia da Empregabilidade e outras que fazem parte do contexto do futuro gestor de RH.

Empresa júnior do curso de Processos Gerenciais

Os estudantes de Gestão de Processos Gerenciais administram os laboratórios industriais de baixa fusão e silk, por exemplo, desde o desenvolvimento de produtos até a prestação de serviços de produção. Ecobags, camisetas, sacolinhas para veículos (lixo car), chaveiros, pingentes, brincos e brindes são alguns exemplos de itens que podem ser produzidos nos laboratórios industriais da FAAL. Assim os futuros gestores vivenciam boas experiências empresariais com a administração dos processos e sistemas de produção, qualidade, certificação e produtividade, além da gestão de pessoas, recursos e atendimento ao cliente.

Empresa júnior do curso de Gestão Ambiental

Aqui os alunos desenvolvem projetos em uma das mais importantes e atuais áreas empresariais. Projetos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, segurança no trabalho e conforto ambiental na empresa, processos industriais, licenciamento e legislação são alguns exemplos. Os estudantes podem ajudar as demais empresas do grupo FAAL Jr. Holding na preparação para certificações como ISO, auditorias e prevenção aos danos ambientais.

Conclusão

Com a experimentação e a junção articulada da teoria e prática durante a formação superior, verdadeiro treinamento na vida real, os estudantes da FAAL apresentam ao final do curso o preparo profissional esperado pelo mercado de trabalho, pois, acumularam experiência prática na condução de equipes, desenvolvimento de processos e produtos, criação de novos produtos e serviços, análise e implantação de novos negócios com base em uma boa formação teórica. Este é o diferencial da FAAL. Aqui você pratica, você aprende!