FAAL sedia ação do Festival Internacional de Performances e Intervenções

Nos dias 25, 26 e 27 de junho, Limeira vira palco do “Atos em Ações – Festival Internacional de Performances e Intervenções”. O evento é uma realização da Oficina Cultural Carlos Gomes, unidade da Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS em parceria com a FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira) o ATAL609 – Campinas e a Sechiisland Gallery – Rio Claro.

A FAAL é parceira do Festival e vai sediar as atividades programadas para sexta-feira, dia 26, a partir das 19h30, com o workshop e exercício performático: ‘A arte é arte, todo o resto é todo o resto’, sob coordenação do artista colombiano Milton Afanador Alvarado. No mesmo dia, a partir das 20h30, haverá a abertura da exposição: ‘SINECDoQUE’, dos artistas chilenos Alperoa e Pamela Navarro Ortiz.

O Festival está em sua segunda edição e reúne cerca de 40 artistas do Brasil, Argentina, México, Chile, Colômbia e Canadá. A proposta principal do projeto é deslocar a produção da arte performática dos grandes centros para outras cidades, permitindo o intercâmbio entre artistas brasileiros e internacionais, além de promover a formação de novos públicos, estimulando-os a refletir sobre as ideias da arte contemporânea.

As atividades são gratuitas e abertas ao público. A FAAL fica na Avenida Engenheiro Antonio Eugênio Lucatto, 2515 – Vila Camargo.

SERVIÇO – DIA 26 DE JUNHO

Horário: 19h30

Workshop e exercício performático: “A arte é arte, todo o resto é todo o resto”

Coordenação: Milton Afanador Alvarado (Colômbia)

Como será? A ação partirá da reflexão sobre os textos do livro “Do Espiritual na Arte”, de Kandinsky. O performer e os participantes construirão formas abstratas, poéticas e contrastes sutis através das reações físicas entre luz, cor, movimento e gesto, com tintas refletidas no leite.

Sobre o artista: Artista visual e performer, Milton Afanador Alvarado apresentou seus trabalhos na Argentina, Chile e Brasil. Mestre em Belas Artes pela Universidade Industrial de Santander, da Colômbia, especializou-se na Argentina em mídia e tecnologias para produção artística.

Horário: 20h30

Exposição: “SINECDoQUE”

Artistas: PAR D PAToZ (Alperoa e Pamela Navarro Ortiz – Chile)

Período: 27 de junho a 9 de julho

Como será? A exposição consiste no exercício de uma pintura mural com 500 folhas de papel, todas pintadas individualmente e que, juntas, formam o trabalho total. A obra discute a produção em massa para o mercado.

Sobre os artistas: PAR D PAToZ é formado pelos artistas visuais Alperoa e Pamela Navarro Ortiz. Desde 2010, a dupla cria, dirige e produz no Chile e no exterior, projetos culturais independentes relacionados à performance.

ALPEROA E PAMELA