FAAL – Oficina de máscaras do curso de Artes

3º Semestre de Artes Visuais – ‪#‎FAAL‬
Disciplina: Observação, Expressão e Linguagem 3
Profª. Jade Samara Piaia

As máscaras criadas foram inspiradas em personagens de fábulas como as dos livros “Fábulas de Esopo” e “Histórias de Tia Nastácia” por exemplo, selecionadas pelos alunos.
O processo de confecção das máscaras partiu de um molde negativo da face do aluno confeccionado em atadura gessada. Posterior à secagem foi feita a reprodução positiva do rosto do aluno, com gesso líquido. Sobre este rosto positivo em gesso são realizadas as interferências na face com argila, acrescentando volumes e distorções como rugas, orelhas, aumento de nariz, expressão de boca e aumento dos lábios, entre outras possibilidades que exploram o volume.
Com a base pronta, a estrutura da máscara foi confeccionada em papietagem, técnica que consiste de camadas de jornal e cola líquida, formando uma máscara leve, fina e resistente. Os acabamentos partem de uma base em massa corrida para alisar, látex branco e utilizam técnicas de pintura e acoplagem de materiais diversos, de acordo com a intenção de cada personagem. Para proteção foi aconselhado a aplicação de verniz brilhante ou fosco.

IMG_1310 IMG_1315 IMG_1319 IMG_1323 IMG_1327 IMG_1336 IMG_1330 IMG_1307