FAAL NA VIRADA CULTURAL PAULISTA OFICINA DE SAIAS FOLCLÓRICAS

 

A Faal vai participar, pelo segundo ano consecutivo, da Virada Cultural Paulista em Limeira. Está oferecendo uma oficina, um projeto que vai trabalhar a Chita, um tipo de tecido, onde Chita é Cultura:“Estampas falam, cores suspiram… mas só a chita canta e dança.”

É dessa forma poética que o estilista Ronaldo Fraga qualificou  o tecido brasileiro, feito de algodão, com estampas de cores fortes, geralmente florais, e trama simples. Utilizada por ricas e pobres e difundidos  por todo o país, sua “família” chegou ao Brasil trazida pelos portugueses na segunda metade do século 19, quando a indústria têxtil nacional crescia consideravelmente.

Os “antepassados”  destes tecidos são originários da Índia da Idade Média, conhecidos como chintz. Da variação dessa nomenclatura, nasceu aqui o tecido, com novas padronagens, contornos em preto e cores vivas e variadas. No Brasil, a família ainda cresceu, com o surgimento do chitão, com motivos grandes, e da chitinha, com flores miúdas.

No Brasil é um tecido muito utilizado por grupos folclóricos como maracatus, folias de reis e congadas, catiras dentre outros  e na cultura popular paulista em suas diferentes manifestações, não é diferente sua utilização principalmente no vestuário feminino, onde vestidos  e saias giram e dançam dando vida e  movimento  ao tecidos, resultando em um brinde à cultura e à identidade nacional, em uma homenagem a um material que é também uma expressão de brasilidade e cultura!

OBJETIVO: Propiciar aos participantes uma vivência que vai além da confecção de uma saia, através da manipulação de um tecido que carrega a cultura em cada trama, assim o participante será convidado a construir uma saia folclórica utilizando a chita e costurada a mão. Esta vivência também convida o participante a confeccionar com enfeites  esta saia, com suas histórias, memórias e registros através da customização da mesma.

Publico- Alvo: Interessados em geral acima de 14 anos

Vagas. 30 vagas

Inscrições antecipadas pelos telefones: 3444-3240/ 3444-3239 ou na secretaria da FAAL

Evento gratuito.

Professor: Profa Polyane Carlota

Elaboração da proposta: Coordenador do Curso de Moda: Kledir Salgado

CARTAZ CHITA 6