
Marketing
Superior de Tecnologia em Marketing
Período:Noturno
Duração: 2 anos (Tecnólogo)
O Curso
Curso híbrido* de nível superior, com dois anos de duração, cuja matriz curricular inclui conhecimento de administração, de marketing e de vendas.
*Curso híbrido: curso formado pela junção de duas ou mais áreas do conhecimento como forma de atualizar a formação e ampliar o espaço no mercado de trabalho.
Objetivos do Curso
Formar profissionais de nível superior para supervisão, gerência e direção nas áreas de marketing e de vendas. O curso foca as questões comerciais ligadas à pesquisa, comportamento do consumidor, varejo e atacado, bem como as ferramentas de marketing para a elaboração de estratégias de vendas e fidelização de clientes.
Público Alvo
Interessados na carreira comercial; inclui também os supervisores, gerentes e diretores de marketing e de vendas interessados na atualização profissional.
Mercado de Trabalho
O Tecnólogo em Marketing é o profissional responsável pela elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Por dois anos ele estuda o mercado e as ferramentas técnicas para inovar, promover, posicionar marcas, definir e implementar estratégias de marketing e vendas. Atento às constantes mudanças, esse profissional estará apto a comunicar e criar relacionamentos com consumidores, antecipar tendências, aproveitar oportunidades de mercado e analisar riscos e os aspectos da legislação que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas de higiene e segurança dos produtos, questões tributárias e fiscais. Por isso o mercado de trabalho é tão promissor, pois as empresas (comércio, indústria e serviços, varejo ou atacado) necessitam de profissionais capazes de enfrentar a competitividade crescente. Na área de vendas esse profissional pode assumir as seguintes funções: Representante Comercial, Promotor de Vendas, Vendedor, Supervisor ou Gerente de Vendas, Assistente Administrativo de Vendas, Consultor Comercial, Estrategista de Negócios. Na área de marketing pode assumir as seguintes funções: Analista de Marketing, Assistente de Marketing, Assistente de Propaganda e Promoção, Consultor de Marketing, Estrategista de Marketing. O curso possibilita ainda aos formados a geração do próprio emprego, como consultor autônomo, representante comercial, pesquisador de mercado.
Grade Curricular
DISCIPLINAS | CH |
---|---|
Administração de Recursos Humanos | 60 |
Administração de Vendas e Negociação | 60 |
Administração Estratégica | 60 |
Com. Integrada e Mix Promocional | 60 |
Comportamento do Consumidor | 60 |
Comunicação Empresarial | 30 |
Criação e Comunicação Publicitária | 60 |
Direito Comercial e do Consumidor | 30 |
Disciplina Geral 1 | 80 |
Disciplina Geral 2 | 80 |
Disciplina Geral 3 | 80 |
Disciplina Geral 4 | 80 |
Empreendedorismo e Plano de Negócios | 60 |
Estratégia de Marketing | 30 |
Estratégia de Vendas para WEB | 60 |
Funções e Processos Administrativos | 60 |
Gestão Mercadológica | 60 |
LIBRAS (Optativa) | 60 |
LIBRAS (Optativa) | 30 |
Marketing de Varejo | 60 |
Marketing Digital | 60 |
Pesquisa de Marketing | 60 |
Projeto Integrador I | 80 |
Projeto Integrador II | 80 |
Projeto Integrador III | 80 |
Projeto Integrador IV | 80 |
Psicologia Aplicada | 60 |
Atividades Complementares | 60 |
TOTAL | 1660 |
A instituição tem autonomia para alterar a grade curricular do curso. Ressalte-se que o aluno não tem direito adquirido no que tange à grade curricular, ou seja, não é obrigatório que a grade curricular inicialmente proposta não se altere ao longo do curso. ( Lei nº 9.394/1996/ Portaria Normativa nº 40/2007).
Disciplinas Gerais (DGs
As Disciplinas Gerais (DGs) são aquelas que, pontualmente, irão abordar os conteúdos transversais como sustentabilidade e preceitos de preservação ambiental, relações étnico-raciais-culturais, cidadania, ética, inclusão e acessibilidade, leis e normas desta atividade profissional, atendendo os itens Dispositivos Legais e Normativos exigidos pelo MEC, além de atender a missão da instituição, fazendo a abordagem do empreendedorismo em disciplinas de negócios.
Estas disciplinas foram subdivididas em temas mais específicos e encontram-se reunidas em 04 eixos temáticos que correspondem a grandes áreas do conhecimento.
Na grade do curso, estas disciplinas estão numeradas de acordo com a quantidade de semestres existentes, sendo que em cada um deles será disponibilizada uma das temáticas da tabela abaixo.
As DGs serão consideradas disciplinas obrigatórias em todos os cursos da FAAL, sendo disponibilizadas semestralmente na modalidade semipresencial.
Transversais | Carga Horária | |
---|---|---|
Eixo 1: Direitos Humanos | Cultura, Contextos e Identidade Brasileira | 80 |
Sociedade Contemporânea e Desenvolvimento Sustentável | 80 | |
Eixo 2: Cidadania | Ética, Cidadania e Responsabilidade Social | 80 |
Inovação, Tecnologia e Sociedade | 80 | |
Eixo 3: Negócios | E-Commerce e Negócios Digitais | 80 |
Economia Criativa | 80 | |
Eixo 4: Comunicação | Consumo, Estética e Cultura Midiática | 80 |
Comunicação e Informação | 80 | |
TOTAL | 640 |
A instituição tem autonomia para alterar a grade curricular do curso. Ressalte-se que o aluno não tem direito adquirido no que tange à grade curricular, ou seja, não é obrigatório que a grade curricular inicialmente proposta não se altere ao longo do curso. ( Lei nº 9.394/1996/ Portaria Normativa nº 40/2007).