Design de Produto

Ato legal: Reconhecimento Renovado pela Portaria SeRES nº 267 de 3 de abril de 2017, publicada no D.O.U. de 04/04/2017.

Período:Noturno
Duração: 3,5 anos (Bacharelado)


O Curso

O curso é uma graduação (nível superior), com quatro anos de duração, cuja matriz curricular se caracteriza como curso híbrido*, ou seja, inclui conhecimento de desenho industrial, marketing, artes e engenharia de materiais, produção, mecânica e de produto.

O curso visa formar um profissional capaz de identificar as mais diferentes necessidades presentes na sociedade contemporânea e criar produtos que as solucionem de modo inventivo, econômico e eficiente. Para criar produtos capazes de resolver tais necessidades, ao mesmo tempo em que despertem o desejo de compra das pessoas, é necessário o conhecimento das etapas que compõem um projeto de design, articulando informações tecnológicas, antropológicas e históricas em seu desenvolvimento. As empresas sabem que devem apresentar produtos inovadores, sendo capazes de antecipar necessidades e comportamentos e oferecendo novas experiências às pessoas. Esse é o foco do curso de Bacharelado em Design com habilitação em Projeto do Produto da Faal.

*Curso híbrido: curso formado pela junção de duas ou mais áreas do conhecimento como forma de atualizar a formação e ampliar o espaço no mercado de trabalho.

Objetivos do Curso

Formar profissionais altamente qualificados para conceber, desenvolver e projetar produtos inovadores.

Método

Formação teórica e conceitual aliada ao exercício da prática profissional consiste no fio condutor de todas as ações pedagógicas. As aulas são oferecidas por meio de projetos integrados, oferecendo uma aprendizagem vivencial nos laboratórios de prática profissionais da FAAL. Além disso, as aulas práticas e estágio são orientados para aquisição de experiências reais de trabalho dentro da faculdade.

Público Alvo

Interessados em Inovação, criação de novos produtos, computação gráfica, Modelagem, moda, comportamento de consumo e tecnologia digital.

Mercado de Trabalho

As empresas contemporâneas estão interessadas em criar diferenciais para seus produtos.
Criar novos produtos ou atualizá-los, melhorando sua funcionalidade ou aparência são estratégias fundamentais para manter as empresas em condição de competir no mercado. A partir desta constatação percebe-se o imenso campo de trabalho para o Designer de Produtos. A atuação desse profissional inclui as indústrias: automobilística; moveleira; de brinquedos; de objetos de decoração; de utilidades domésticas; de ferramentas; eletrônica; joalheira; equipamento hospitalar, cerâmica, máquinas agrícolas, entre outras.

O que estuda

Fundamentos do design, Métodos de Projeto, Computação Gráfica, Antropologia, Ergonomia, Marketing, Arte, Modelagem, Tecnologia, etc..

Coordenador do curso:

Roberto André Polezi – Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2015). Especialização em Gestão Pública pela Rede Claretiano de Educação. Graduação em Comunicação Social pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2002).

Grade Curricular

DISCIPLINASCH
Atividades Práticas I - Gestão do Design80
Atividades Práticas II - Gestão do Design80
Computação Aplicada ao Design de Porduto I (Solid Works)80
Computação Aplicada ao Design de Porduto II (Solid Works)80
Computação Gráfica Bitmap80
Computação Gráfica Vetorial80
Design de Embalagem40
Design de Joias80
Design de Superfícies80
Design Geométrico80
Design Sustentável80
Design Tipográfico80
Disciplina Geral 180
Disciplina Geral 280
Disciplina Geral 380
Disciplina Geral 480
Disciplina Geral 580
Disciplina Geral 680
Disciplina Geral 780
Ergonomia e Mobiliário80
Estética e História da Arte80
Fotografia80
Fundamentos do Design80
Gravura80
Laboratório Tridimensional (Cerâmica)80
Libras (Optativa)80
Linguagem e Teoria das Cores80
Marketing80
Metodologia Científica80
Normas e Patentes40
Núcleo Interdisciplinar TG I80
Núcleo Interdisciplinar TG II80
Observação, Expressão e Linguagem80
Oficina de Mockups I (Utensílios Domésticos)80
Oficina de Mockups II (Automotivo)80
Prototipagem Rápida80
Resistência dos Materiais80
Atividades Complementares120
Estágio120
TOTAL3040

Disciplinas Gerais (DGs

As Disciplinas Gerais (DGs) são aquelas que, pontualmente, irão abordar os conteúdos transversais como sustentabilidade e preceitos de preservação ambiental, relações étnico-raciais-culturais, cidadania, ética, inclusão e acessibilidade, leis e normas desta atividade profissional, atendendo os itens Dispositivos Legais e Normativos exigidos pelo MEC, além de atender a missão da instituição, fazendo a abordagem do empreendedorismo em disciplinas de negócios.

Estas disciplinas foram subdivididas em temas mais específicos e encontram-se reunidas em 04 eixos temáticos que correspondem a grandes áreas do conhecimento.

Na grade do curso, estas disciplinas estão numeradas de acordo com a quantidade de semestres existentes, sendo que em cada um deles será disponibilizada uma das temáticas da tabela abaixo.

As DGs serão consideradas disciplinas obrigatórias em todos os cursos da FAAL, sendo disponibilizadas semestralmente na modalidade semipresencial.

TransversaisCarga Horária
Eixo 1: Direitos HumanosCultura, Contextos e Identidade Brasileira80
Sociedade Contemporânea e Desenvolvimento Sustentável80
Eixo 2: CidadaniaÉtica, Cidadania e Responsabilidade Social80
Inovação, Tecnologia e Sociedade80
Eixo 3: NegóciosE-Commerce e Negócios Digitais80
Economia Criativa80
Eixo 4: ComunicaçãoConsumo, Estética e Cultura Midiática80
Comunicação e Informação80
TOTAL640

A instituição tem autonomia para alterar a grade curricular do curso. Ressalte-se que o aluno não tem direito adquirido no que tange à grade curricular, ou seja, não é obrigatório que a grade curricular inicialmente proposta não se altere ao longo do curso. ( Lei nº 9.394/1996/ Portaria Normativa nº 40/2007).