Curso de Educação Especial

Pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial com ênfase em práticas inclusivas – 600 horas

APRESENTAÇÃO:

A Inclusão é um processo internacional de reconhecimento de Direitos e Deveres das pessoas com deficiência que proclamam a sua participação ativa na sociedade. Para tanto faz-se necessário que os diversos segmentos da sociedade compreendam, respeitem  e promovam ações de conscientização, cumprimento de legislações e  desenvolvimento de Políticas Públicas para que TODAS as pessoas exerçam o direito a sua cidadania.

A Inclusão é um grande desafio e a FAAL aposta na imensa capacidade do ser humano de valorizar as diversidades e de construir uma sociedade mais justa e solidária, oportunizando uma especialização com o foco na SOCIEDADE PARA TODOS, transformando-a em uma sociedade mais humanizada, solidária, participativa e de fato INCLUSIVA.

Objetivos:

  • Propiciar a educadores, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas, empreendedores, pais e demais profissionais,  condições para identificar, intervir, compreender, respeitar e valorizar o processo de inclusão das pessoas com deficiência;
  • Por meio de uma teoria ATUALIZADA e antidiscriminatória ministrada por pessoas com deficiência, familiares e profissionais que atuam na área, habilitar os egressos do curso para atuar no desenvolvimento das potencialidades das pessoas com deficiências físicas, intelectuais, sensoriais e TEA (transtorno do Espectro Autista);
  • Qualificar os profissionais para, dentro de sua área de atuação, gerir processos de inclusão.
  • Desenvolver junto a comunidade Projeto Solidário que beneficie a instituição, associação ou ONG que atenda pessoas com deficiência, necessidades especiais ou em situação de vulnerabilidade.

4- Público Alvo

Profissionais graduados nas diversas áreas de conhecimento que almejam alcançar aperfeiçoamento pessoal e profissional. Pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, administradores, engenheiros, arquitetos, empresários, profissionais da área de design, marketing, servidores públicos, familiares de pessoas com deficiência, demais interessados na Pós Graduação e na participação dos módulos pré selecionados.

Pré-requisitos: Conclusão de curso superior para a participação na Pós Graduação.

Observação:Para a participação nos módulos não há pré requisitos estabelecidos e a certificação equivalerá a carga horária proposta.

 

Disciplina
PROJETO SOLIDÁRIO SUPERVISIONADO (TCC)
Introdução a Educação Especial
Metodologia de Ensino para a pessoa com TEA
Desenvolvimento da Linguagem e Estimulação Precoce
Estimulação prática para bebês e crianças
Metodologia de Ensino para a pessoa
com deficiência física e mobilidade reduzida
Práticas Inclusivas e materiais adaptados
Educação Física Adaptada e Psicomotricidade
Inteligência Emocional
Metodologia de Ensino para a pessoa com deficiência auditiva e surdez
Gestão Inclusiva
Metodologia do Ensino para a pessoa com deficiência visual e cegueira
Metodologia de Ensino para Altas Habilidades/
Superdotação/
Alta Funcionalidade
Metodologia de Ensino para a pessoa com deficiência intelectual
Palestras, mesa de debates, visitas técnicas
Carga Horária Total: 600 h