MATRIZ CURRICULAR

(voltar para a página do curso)

Licenciatura-Matemática Complementação Pedagógica

Módulo Contextual
Componente Curricular
Carga Horária 760h
NÚCLEO COMUM

Escola como Organização Social – 60h
Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação – 60h
Psicologia da Educação – 60h
Propostas Curriculares, Planejamento e Avaliação – 60h
Didática – 60h

Módulo Estrutural
NÚCLEO ESPECÍFICO

Fundamentos de Matemática – 80h
Metodologia do Ensino para Matemática – 80h
Módulo Integrador
ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Práticas de Ensino  I, II,  III – 300h

Documentos para estágio
FICHA 1 – CREDENCIAMENTO
FICHA 2  – TERMO DE COMPROMISSO
FICHA 3 – FICHA DE REGISTRO
FICHA 4- CARTA DE APRESENTAÇÃO
FICHA 5 – TERMO DE CONCLUSÃO

Ementas

(voltar para a página do curso)

ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL

Ementa: A Escola como organização social e educativa. As Instituições escolares em tempos de mudança. O planejamento escolar e o Projeto Político-Pedagógico: pressupostos e operacionalização. Concepções de organização e gestão do trabalho escolar. Elementos constitutivos do sistema de organização e gestão da escola. Princípios e características da gestão escolar participativa. A participação do professor na organização e gestão do trabalho da escola.

Bibliografia Básica:

• BICUDO, M. A. V. e SILVA JÚNIOR, M. A. Formação do educador: organização da escola e do trabalho pedagógico. V.3. São Paulo: ENESP, 1999;
• FURLAN, M. e HARGREAVES, A. A Escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artmed, 2000;
GANDIN, Danilo. Temas para um projeto político pedagógico. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
• LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola:Teoria e Prática . 5ª ed. Goiânia: Alternativa, 2004;

Bibliografia Complementar

• LIMA, Licínio C. A Escola como organização educativa. São Paulo: Cortez, 2001;
• PETEROSKI, H. Trabalho coletivo na escola. São Paulo: Pioneira Thomson Lerning, 2005;
• VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2001;
• VEIGA, I. P. A. e RESENDE, L. M. G. (Orgs). Escola: espaço do Projeto Político Pedagógico. São Paulo: Papirus, 1998;

Bibliografia Complementar:

• VEIGA, I. P. A. e FONSECA, Marília (Orgs.) As Dimensões do Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Papirus, 2001; • VIEIRA, Sofia Lerche (Org.) Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A , 2002;

FUNDAMENTOSSÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Ementa: Fundamentos SócioFilosóficos da Educação. Emancipação e consciência crítica. Modernidade e filosofia da educação. Modelos pedagógicos e seus representantes no campo da filosofia. As questões filosóficas e a formação do educador. O educador e a transformação social.

Bibliografia Básica

·         ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
·         STECK, Danilo. ROUSSEAU e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
·         CEPPAS, Filipe; OLIVEIRA, Paula R. de; SARDI, Sérgio A. Ensino de filosofia: formação e emancipação. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009

Bibliografia Complementar

·         ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo. 2ª ed. Editora Moderna, 1996.
·         GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 8ª ed. São Paulo: Ática. 2005.
·         KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Piracicaba: Ed. UNIMEP, 2002.
·         PAGNI, P. A.; GELAMO, R. P. (Org.). Experiência, educação e contemporaneidade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
·         SAVIANI, D. Educação do senso comum à consciência filosófica. 15 ed. São         Paulo: Cortez, 2004.

DIDÁTICA GERAL

Ementa: Projeto Pedagógico da Escola. Organização do trabalho docente. Planejamento curricular e avaliação educacional. Processo de formação de professores.

Bibliografia Básica:

·         HAIDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo: Editora Atica, 2002.
·         LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.
·         PILETTI, C. Didática Geral. São Paulo: Editora Ática, 1997.

Bibliografia Complementar:

·         ALVAREZ MENDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Coleção Inovação Pedagógica. Porto Alegre: ARTMED, 2002
·         BRANDÃO, C. R. O Que é Educação. 7ª Edição. São Paulo: Brasiliense, 1983.
·         LÜCK, H. Metodologia de Projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. 2ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Ementa: Introdução à Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Perspectivas epistemológicas: inatismo, ambientalismo e interacionismo. Modelos teóricos propostos por Piaget e Vygotskty e suas implicações à prática pedagógica. Inclusão escolar.

Bibliografia Básica:

·         DAVIS, C.. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1993.
·         OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento. Um processo sóciohistórico. São Paulo: Ed. Scipione, 1997.
·         BOCK, A.M.B. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2002

Bibliografia complementar:

·         BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
·         COLL, C., Palácios, J. & Marchesi, A. (orgs.) Desenvolvimento Psicológico e Educação. Vol1, Psicologia Evolutiva. 2004
·         FONTANA, R. C. & Cruz, M. N. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual. 1997.
·         MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
·         VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2008.

PROPOSTAS CURRICULARES, PLANEJAMENTO e AVALIAÇÃO

Ementa: Estudo dos princípios e fundamentos do planejamento, do currículo e da avaliação. Currículo e prática educativa. A importância do planejamento no ensino. Planejamento de Ensino: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos, avaliação. Tipos de planos de ensino. Abordagens metodológicas: aulas participativas, casos, projetos de ensino. Avaliação enquanto processo contínuo. Modos de avaliação: avaliação diagnóstica, avaliação formativa, autoavaliação.

Bibliografia Básica:

·         APLLE, Michael. Ideologia e Currículo. São Paulo: Porto editora. 2002.
·         FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 37ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
·         LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo Cortez, 1996.
·         MORAES, Silvia. Currículo e formação docente. São Paulo: Mercado das letras, 2009.

Bibliografia Complementar:

·         FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
·         HOFFMAN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática da construção da pré-escola à Universidade. Porto Alegre. Mediação. 1993.
·         VASCONCELLOS, Celso. Avaliação da aprendizagem: prática e mudança.

DIDÁTICA

EMENTA: Relações entre Filosofia, Educação, Pedagogia, Psicologia e Didática.Abordagens do processo de ensino sob o ponto de vista didático. Planejamento e Avaliação das atividades didáticas. Ética e cidadania no exercício pedagógico e suas relações com a didática. Observação e intervenção na prática escolar para a aproximação dos conteúdos anteriores com a prática docente.

Bibliografia Básica

·         HAIDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo: Editora Ática, 2002.
·         LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
·         PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre:
·         Artmed, 2000.

Bibliografia Complementar

·         BARBOSA, A. M. (org.). Inquietações e mudanças no Ensino da Arte.São Paulo: Cortez, 2008.
·         BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre:Artmed, 2001.
·         CHRISTOV, L. H. S.; MATTOS, S. A. R. M. Arte-educação: experiências,questões e possibilidades. São Paulo: Expressão e Arte, 2006.
·         MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo, São Paulo:EPU, 1986.
·         VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Editora,2007.

FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA

Ementa: Teoria dos Conjuntos, Propriedades e Operações; Números e Conjuntos Numéricos; Potenciação, Radiciação, Fatorial, Produtos Notáveis e Triangulo de Pascal; Polinômios, operações com polinômios, Equações do 1o e 2o grau, Irracionais e Modulares, Inequações; Relações, Funções, Sistema Cartesiano, Gráficos em R2; Função Potencia; Funções Polinomiais; Equação de Retas; Funções Modulares; Função Exponencial, Equações e Inequações Exponenciais; Função Logarítmica; Analise Combinatória.

Bibliografia Básica:

·         WAGNER,Eduardo.Matemática I.Rio de Janeiro:Editora FGV,2011
·         .MORETTIN,Pedro A.;HAZZAN,Samuel; BUSSAB,Wilton de O.Calculo, funções de uma e varias variáveis.São Paulo:Saraiva,2005.
·         BARBONI, Ayrton, PAULETTE,Walter. Fundamentos de Matemática: Cálculo e Análise.  Editora LTC S.A.,2007.

Bibliografia Complementar:

·         HUGHES-HALLETT, Deborah et al. Cálculo e Aplicações. 1a. Ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1999.
·         LIMA, E. L. (et al.). Temas e Problemas. 3ª edição, Coleção do professor. Rio de Janeiro: Ed.Sociedade Brasileira de Matemática, 2003.
·         LIMA. E. L..  Matemática e Ensino.  Rio de Janeiro.  Sociedade Brasileira de Matemática, 2003.

METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

Ementa: Discussão das diferentes metodologias de ensino da Matemática. Produção de materiais concretos para as aulas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Bibliografia Básica

·         ARANAO. I. V. D. A matemática através de brincadeiras e jogos. São Paulo: Papirus, 2011.
·         BEZERRA, O. M.; MACEDO. E. S.; MENDES. I. A. Matemática em atividades, jogos e desafios. São Paulo: Livraria da Física, 2013.
·         BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
·         FILHO, D. Z. Matemática e Arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

Bibliografia Complementar

·         GRANDO. R. C. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.
·         MACHADO, N. J.; CUNHA, M. O. Lógica e linguagem cotidiana: verdade, coerência, comunicação, argumentação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005
·         MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História da Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
·         MUNIZ, C. A. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Objetivo Geral: Garantir ao futuro licenciado conhecimento da realidade educativa, acompanhando e refletindo sobre aspectos e/ou concepções presentes no cotidiano do processo educativo em todas as suas dimensões, observando e exercendo as competências exigidas na prática profissional relativa ao contexto da Educação Básica e Tecnológica para prepará-lo para o exercício profissional

Ementa: Desenvolver aulas teóricas e práticas relacionadas as áreas de atuação conforme a compatibilidade entre a formação do candidato e a disciplina para a qual o mesmo pretende habilitar-se.

Bibliografia Básica:

·         ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
·         COLOMBO, Sonia Simões. Gestão educacional: uma nova visão. POA: Artmed, 2004.
·         FERRAÇO, Carlos Eduardo. (org.) Cotidiano Escolar, formação de professores e currículo. São Paulo: Cortez, 2005.
·         GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. Petrópolis: Vozes, 1994.
·         PIMENTA, Selma Garrido (org.). Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2009.

Bibliografia Complementar:

·         BRANDÂO, Carlos Rodrigues. O que é o Método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2005.
·         FAZENDA, Ivani (org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2005.
·         FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

(voltar para a página do curso)