MATRIZ CURRICULAR
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Licenciatura-Artes – Complementação Pedagógica

Módulo Contextual
Componente Curricular
Carga Horária 760h
NÚCLEO COMUM

Escola como Organização Social – 60h
Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação- 60h
Psicologia da Educação – 60h
Propostas Curriculares, Planejamento e Avaliação – 60h
Didática – 60h

Módulo Estrutural
NÚCLEO ESPECÍFICO

Fundamentos da Arte-Educação – 80h
Metodologia do Ensino das Artes- 80h
Módulo Integrador
ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Práticas de Ensino  I, II,  III – 300h

EMENTAS

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ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL
Ementa: A Escola como organização social e educativa. As Instituições escolares em tempos de mudança. O planejamento escolar e o Projeto Político-Pedagógico: pressupostos e operacionalização. Concepções de organização e gestão do trabalho escolar. Elementos constitutivos do sistema de organização e gestão da escola. Princípios e características da gestão escolar participativa. A participação do professor na organização e gestão do trabalho da escola

Bibliografia Básica:

• BICUDO, M. A. V. e SILVA JÚNIOR, M. A. Formação do educador: organização da escola e do trabalho pedagógico. V.3. São Paulo: ENESP, 1999;

• FURLAN, M. e HARGREAVES, A. A Escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artmed, 2000;

GANDIN, Danilo. Temas para um projeto político pedagógico. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

• LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática . 5ª ed. Goiânia: Alternativa, 2004;

Bibliografia Complementar

• LIMA, Licínio C. A Escola como organização educativa. São Paulo: Cortez, 2001;

• PETEROSKI, H. Trabalho coletivo na escola. São Paulo: Pioneira Thomson Lerning, 2005;

• VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2001;

• VEIGA, I. P. A. e RESENDE, L. M. G. (Orgs). Escola: espaço do Projeto Político Pedagógico. São Paulo: Papirus, 1998; Bibliografia Complementar:

• VEIGA, I. P. A. e FONSECA, Marília (Orgs.) As Dimensões do Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Papirus, 2001; • VIEIRA, Sofia Lerche (Org.) Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A , 2002;

FUNDAMENTOSSÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Ementa: Fundamentos SócioFilosóficos da Educação. Emancipação e consciência crítica. Modernidade e filosofia da educação. Modelos pedagógicos e seus representantes no campo da filosofia. As questões filosóficas e a formação do educador. O educador e a transformação social.

Bibliografia Básica

•             ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

•             STECK, Danilo. ROUSSEAU e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

•             CEPPAS, Filipe; OLIVEIRA, Paula R. de; SARDI, Sérgio A. Ensino de filosofia: formação e emancipação. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009

Bibliografia Complementar

•             ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo. 2ª ed. Editora Moderna, 1996.

•             GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 8ª ed. São Paulo: Ática. 2005.

•             KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Piracicaba: Ed. UNIMEP, 2002.

•             PAGNI, P. A.; GELAMO, R. P. (Org.). Experiência, educação e contemporaneidade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

•             SAVIANI, D. Educação do senso comum à consciência filosófica. 15 ed. São         Paulo: Cortez, 2004.

DIDÁTICA

Ementa: Projeto Pedagógico da Escola. Organização do trabalho docente. Planejamento curricular e avaliação educacional. Processo de formação de professores.

Bibliografia Básica:

•             HAIDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo: Editora Atica, 2002.

•             LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.

•             PILETTI, C. Didática Geral. São Paulo: Editora Ática, 1997.

Bibliografia Complementar:

•             ALVAREZ MENDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Coleção Inovação Pedagógica. Porto Alegre: ARTMED, 2002

•             BRANDÃO, C. R. O Que é Educação. 7ª Edição. São Paulo: Brasiliense, 1983.

•             LÜCK, H. Metodologia de Projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. 2ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Ementa: Introdução à Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Perspectivas epistemológicas: inatismo, ambientalismo e interacionismo. Modelos teóricos propostos por Piaget e Vygotskty e suas implicações à prática pedagógica. Inclusão escolar.

Bibliografia Básica:

•             DAVIS, C.. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1993.

•             OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento. Um processo sóciohistórico. São Paulo: Ed. Scipione, 1997.

•             BOCK, A.M.B. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2002

Bibliografia complementar:

•             BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

•             COLL, C., Palácios, J. &Marchesi, A. (orgs.) Desenvolvimento Psicológico e Educação. Vol1, Psicologia Evolutiva. 2004

•             FONTANA, R. C. & Cruz, M. N. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual. 1997.

•             MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

•             VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2008.

PROPOSTAS CURRICULARES, PLANEJAMENTO e AVALIAÇÃO

Ementa: Estudo dos princípios e fundamentos do planejamento, do currículo e da avaliação. Currículo e prática educativa. A importância do planejamento no ensino. Planejamento de Ensino: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos, avaliação. Tipos de planos de ensino. Abordagens metodológicas: aulas participativas, casos, projetos de ensino. Avaliação enquanto processo contínuo. Modos de avaliação: avaliação diagnóstica, avaliação formativa, autoavaliação.

Bibliografia Básica:

•             APLLE, Michael. Ideologia e Currículo. São Paulo: Porto editora. 2002.

•             FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 37ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

•             LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo Cortez, 1996.

•             MORAES, Silvia. Currículo e formação docente. São Paulo: Mercado das letras, 2009.

Bibliografia Complementar:

•             FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

•             HOFFMAN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática da construção da pré-escola à Universidade. Porto Alegre. Mediação. 1993.

•             VASCONCELLOS, Celso. Avaliação da aprendizagem: prática e mudança.

DIDÁTICA

EMENTA: Relações entre Filosofia, Educação, Pedagogia, Psicologia e Didática. Abordagens do processo de ensino sob o ponto de vista didático. Planejamento e Avaliação das atividades didáticas. Ética e cidadania no exercício pedagógico e suas relações com a didática. Observação e intervenção na prática escolar para a aproximação dos conteúdos anteriores com a prática docente.

Bibliografia Básica

•             HAIDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo: Editora Ática, 2002.

•             LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

•             PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre:

•             Artmed, 2000.

Bibliografia Complementar

•             BARBOSA, A. M. (org.). Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2008.

•             BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

•             CHRISTOV, L. H. S.; MATTOS, S. A. R. M. Arte-educação: experiências, questões e possibilidades. São Paulo: Expressão e Arte, 2006.

•             MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo, São Paulo: EPU, 1986.

•             VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Editora, 2007.

FUNDAMENTOS DA ARTE-EDUCAÇÃO

EMENTA: A arte-educação no Brasil – tendências pedagógicas e filosóficas. O papel da arteeducador,estudo da dimensão técnica, humana e política da didática acerca da arte; proposta pedagógica conceitos e conteúdos.

Bibliografia Básica

·         BARBOSA, Ana Mãe. Arte e Educação conflitos e acertos. SP, Max Limonad, 1994

·         _________.(ORG.) Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. SP, Cortez, 2002

·         BUORO, Anamélia Bueno. Olhos que pintam a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo Educ./ Fapesp / Cortez, 2002

Bibliografia Complementar

·         FUSARI, Maria F. de R. e FERRAZ, Maria H. C. de T. Arte na educação escolar. SP, Cortez, 1992

·         NAVES, Rodrigo. A forma difícil – ensaios sobre a arte brasileira. SP, Ática, 1996

·         NEWBERY, Elizabeth Os segredos da arte .Coleção Por Dentro da Arte SP: Ática, 2003

·         ________ Como e por que se faz arte Coleção Por Dentro da Arte SP: Ática, 2003.

·         PILLAR, Analicee VIEIRA, Denise. A educação do olhar no ensino das Artes. Porto Alegre, Mediação, 1999.

METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES

Ementa: A arte e suas diferentes linguagens: o processo de humanização e o prazer estético no ensino da Arte. História da arte: a inserção do artista no contexto. Arte e diversidade cultural: relações múltiplas e multiculturalidade. Conhecimento e vivência de técnicas expressivas: exercício do potencial – criação e subjetividade. A criação, apreciação, fruição e reflexão da arte como conhecimento e formação humana. O ensino da Arte: como ler a produção artística da criança.

Bibliografia Básica

·         BRILL, Alice. Da arte e da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1988.

·         MARTINS, Miriam Celeste Dias, PICOSQUE, Gisa e GUERRA, Terezinha Telles. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

·         FERRAZ, Maria Heloísa C de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1999.

Bibliografia Complementar

·         BARBOSA, Ana Mãe. Arte- educação no Brasil. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986.

·         BÉDARD, Nicole. Como interpretar os desenhos das crianças. São Paulo: Isis, 1998.

·         PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

·         SANT’ANA, Renata. Histórias da Arte. São Paulo: Globo, 2007.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Objetivo Geral: Garantir ao futuro licenciado conhecimento da realidade educativa, acompanhando e refletindo sobre aspectos e/ou concepções presentes no cotidiano do processo educativo em todas as suas dimensões, observando e exercendo as competências exigidas na prática profissional relativa ao contexto da Educação Básica e Tecnológica paraprepará-lo para o exercício profissional

Ementa: Desenvolver aulas teóricas e práticas relacionadas as áreas de atuação conforme a compatibilidade entre a formação do candidato e a disciplina para a qual o mesmo pretende habilitar-se.

Bibliografia Básica:

•             ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

•             COLOMBO, Sonia Simões. Gestão educacional: uma nova visão. POA: Artmed, 2004.

•             FERRAÇO, Carlos Eduardo. (org.) Cotidiano Escolar, formação de professores e currículo. São Paulo: Cortez, 2005. GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. Petrópolis: Vozes, 1994.

•             PIMENTA, Selma Garrido (org.). Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2009.

Bibliografia Complementar:

•             BRANDÂO, Carlos Rodrigues. O que é o Método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2005.

•             FAZENDA, Ivani (org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2005.

•             FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

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