BIBLIOTECA FAAL

 Horário de atendimento: das 14h às 22h30 de Segunda a Sexta – Feira

Sábados das 13h às 17h.

A Biblioteca FAAL possui o sistema ERP UNINFORMARE que  foi implantado em  2004 trazendo uma nova forma de controle do acervo e ao mesmo tempo agilidade no atendimento, iniciando uma nova etapa de trabalho e organização da biblioteca, que foi muito bem aceita por todos que frequentam o espaço. A biblioteca da FAAL utiliza, ainda, o sistema informatizado UNIMESTRE, facilitando o controle, cadastro, empréstimos e registros para a comunidade acadêmica.

Acesse o acervo aqui

Cristiane Aparecida Armbruster Giovanini, CRB 5478,  graduada pela PUC-Campinas, é a Bibliotecária Responsável.

Rosana Gomes Fernandes, formada em Administração pela FAAL  compõe a  equipe.

I. ATRIBUIÇÕES

1) Classificar livros/periódicos/CD/ Vídeo/TCC;

2) Catalogar livros/periódicos/CD/ Vídeo/TCC;

3) Preparar fichas dos livros/periódicos/CD/TCC/Vídeo para controle de cadastro no sistema;

4) Cadastrar livros/periódicos/CD/TCC/Vídeo catalogados e classificados no sistema UNIMESTRE;

5) Marcar livros/periódicos/CD/TCC/Vídeo que não podem ser emprestados com tarja vermelha;

6) Realizar empréstimo e devolução de materiais;

7) Auxiliar o usuário na busca do que procura, levando-o às obras do acervo, esclarecendo suas dúvidas e atendendo suas necessidades;

8) Orientar usuários quanto a utilização dos computadores;

9) Verificar obras danificadas e/ou defasadas no acervo;

10) Restaurar obras danificadas;

11) Organizar entrada e saída dos livros/periódicos/CD/TCC/Vídeo de forma que se possa ter  informações confiáveis e precisas  para atender o CENSO e prestar as informações exigidas pelos diversos setores da instituição.

12) Acompanhar prazos de entrega, alertando os usuários que estão com obras em seu poder com atraso na devolução;

13) Proibir entrada de usuários com mochilas/bolsas/pastas e alimentos na biblioteca;

14) Manter o ambiente de trabalho em condições de limpeza incluindo o acervo, seus móveis e equipamentos;

15) Organizar prateleiras, enumerar e nomear;

16) Fazer fechamento do caixa da biblioteca e prestação de contas junto ao financeiro semanalmente, fluxo gerado em função das multas por atrasos na entrega de livros ou qualquer outro item do acervo.

17) Balanço do acervo ao final de cada período letivo para fins de acompanhamento, controle e atualização de acordo com as exigências de cada curso;

18) Fazer controle de bibliografias solicitadas pelos coordenadores e usuários atendendo as demandas que ocorrem em todo o período letivo, incluindo as existentes por conta de visitas de comissões do MEC para reconhecimento de cursos e avaliações institucionais;

19) Orientar usuários quanto a pesquisas bibliográficas;

20) Cobrar usuários em débito.

21) Fazer controle do uso dos armários e escaninho disponibilizados para uso dos alunos;

22) Renovar livros/periódicos/CD/TCC/Vídeo por telefone/ e-mail.

 

II. GERENCIAMENTO DA BIBLIOTECA PELO SISTEMA UNIMESTRE 

1) Estatística da movimentação da biblioteca

2) Cadastro dos novos livros/periódicos/CD/ Vídeo/TCC

3) Consultas por títulos e subtítulos, autores, assuntos e código de barras.

4) Disciplinas de cada curso

5) Etiquetas de código de barras

6) Etiquetas de Lombada

7) Lista de Contatos dos alunos e professores

8) Relação de Multas

9) Relação de empréstimos atrasados

10) Movimento de empréstimos para os alunos e professores e funcionários.

11) Reservas

 

III. DIA-A-DIA DA BIBLIOTECA

1) Manter o ambiente de trabalho agradável, zelando pelos equipamentos, organizando a mesa, sem excesso de papéis.

2) Atender bem os usuários, com clareza e respeito sobre qualquer tipo de assunto.

3) Manter a calma e simpatia.

4) Deixar disponível no balcão caneta e bloco de anotações.

5) Cumprir e fazer cumprir as determinações de superiores hierárquicos.

6) Iniciar o dia com tarefas mais demoradas que exijam maior esforço físico e/ou mental.

7) Acessar o e-mail da biblioteca todos os dias para ficar atenta às informações que chegam.

8) Usar todos os dias uniformes da empresa.

 

IV. DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELA  BIBLIOTECA FAAL

 

1 Classificar livros/periódicos/CD/ Vídeo/TCC Rosana/Cristiane
2 Catalogar livros/periódicos/CD/ Vídeo/TCC; Rosana/Cristiane
3 Preparar fichas dos livros/periódicos/CD/TCC/Vídeo para controle de cadastro no sistema Rosana/Cristiane
4 Cadastrar livros/periódicos/CD/TCC/Vídeo catalogados e classificados no sistema UNIMESTRE. Rosana/Cristiane
5 Marcar livros/periódicos/CD/TCC/Vídeo que não podem ser emprestados com tarja vermelha Rosana/Cristiane
6 Realizar empréstimo e devolução de materiais Rosana/Cristiane
7 Auxiliar o usuário na busca do que procura, levando-o às obras do acervo, esclarecendo suas dúvidas e atendendo suas necessidades. Rosana/Cristiane
8 Orientar usuários quanto a utilização dos computadores Rosana/Cristiane
9 Verificar obras danificadas e/ou defasadas no acervo Rosana/Cristiane
10 Restaurar obras danificadas Rosana/Cristiane
11 Organizar entrada e saída dos livros/periódicos/CD/TCC/Vídeo de forma que se possa ter  informações confiáveis e precisas  para atender o CENSO e prestar as informações exigidas pelos diversos setores da instituição. Rosana/Cristiane
12 Acompanhar prazos de entrega, alertando os usuários que estão com obras em seu poder com atraso na devolução. Rosana/Cristiane
13 Proibir entrada de usuários com mochilas/bolsas/pastas e alimentos na biblioteca Rosana/Cristiane
14 Manter o ambiente de trabalho em condições de limpeza incluindo o acervo, seus móveis e equipamentos. Rosana/Cristiane
15 Organizar prateleiras, enumerar e nomear. Rosana/Cristiane
16 Fazer fechamento do caixa da biblioteca e prestação de contas junto ao financeiro semanalmente, fluxo gerado em função das multas por atrasos na entrega de livros ou qualquer outro item do acervo. Cristiane
17 Balanço do acervo ao final de cada período letivo para fins de acompanhamento, controle e atualização de acordo com as exigências de cada curso. Rosana/Cristiane
18 Fazer controle de bibliografias solicitadas pelos coordenadores e usuários atendendo as demandas que ocorrem em todo o período letivo, incluindo as existentes por conta de visitas de comissões do MEC para reconhecimento de cursos e avaliações institucionais. Rosana/Cristiane
19 Orientar usuários quanto a pesquisas bibliográficas Rosana/Cristiane
20 Cobrar usuários em débito Rosana/Cristiane
21 Fazer controle do uso dos armários e escaninho disponibilizados para uso dos alunos. Rosana
22 Renovar livros/periódicos/CD/TCC/Vídeo por telefone/ e-mail Rosana/Cristiane

 

V. PADRÃO PARA ATENDIMENTO

1) Manter o bom relacionamento com usuários da biblioteca.

2) Atender com rapidez e agilidade.

3) Não permitir que se coma ou beba no horário de funcionamento da biblioteca.

4) Falar baixo e solicitar o mesmo comportamento dos usuários. Usar o telefone tão somente quando necessário.

5) Não deixar o usuário esperando para esclarecer suas dúvidas otimizando o horário de intervalo para atender o máximo de usuários possível.

7) Caso o livro/assunto solicitado pelo usuário não for encontrado, buscar alternativas que venham atender, procurando encontrar uma solução satisfatória.