ProUni

Programa Universidade para Todos (ProUni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais nos cursos de graduação da Faal.

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever no ProUni candidatos sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero.

Para concorrer a bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, acessando o Sistema do ProUni (SisProUni).
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição no Enem do último ano e seu número no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ao efetuar sua inscrição o candidato também deverá informar um endereço de e-mail válido.

No sistema, o candidato pode pesquisar os cursos participantes do Programa na Faal. Ao efetuar a inscrição, o estudante escolhe a modalidade de bolsa. As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo Sistema, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição. Encerrado o prazo de inscrição, o Sistema do ProUni classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem.

Os estudantes pré-selecionados devem comparecer a Faal de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante a documentação que julgar necessária. É facultada a Faal a realização de processo seletivo próprio. Os candidatos aprovados terão seu nome registrado no Sisprouni, com emissão do Termo de Concessão de Bolsa.

Convênio com a Prefeitura Municipal de Limeira

Convênio com a Prefeitura Municipal de Limeira: se aprovado no Programa da Prefeitura, o aluno recebe bolsa de estudos de 10% no primeiro ano e 30% a partir do segundo. Este programa é temporário e não havendo o repasse da Prefeitura o aluno arcará com as diferenças acumuladas após a suspensão do repasse

Requisito para o aluno se candidatar: estar matriculado e residir em Limeira.

Programa Escola da Família

Convênio com o FDE da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O Programa atende somente alunos oriundos da escola pública, concedendo 50% de bolsa e a FAAL concede outros 50%. Este Programa não cobre atividades extracurriculares obrigatórias dos cursos da FAAL, como visitas técnicas, viagens de estudos, ou as não obrigatórias mas compreendidas pelo Projeto Pedagógico, como estudo de línguas, Projeto Faal vai à Empresa, dentre outras, bem como custos com transporte, moradia e de materiais escolares. O contrato requer a contrapartida do aluno com 8 horas semanais de atividades, aos sábados e domingos, nas escolas públicas do Estado.

Requisito para o aluno se candidatar: estar matriculado e ter estudado em escola pública.

Convênio com empresas

A FAAL mantém convênio com diversas empresas para estágio remunerado, podendo ter ainda direito a descontos progressivos na mensalidade quando a empresa empregadora firma convênio com a FAAL.

Requisito para o aluno se candidatar: estar matriculado.

OBSERVAÇÃO:
A FAAL não garante a bolsa em nenhum dos programas acima citados, apenas informa e/ou encaminha os interessados, depois de efetivada a matrícula. As Bolsas não cobrem taxas de secretaria, emolumentos escolares, xerox, material escolar ou taxa de atividades extracurriculares. Esses cursos são gratuitos para os alunos matriculados sem bolsa.