A Faal – Faculdade de Administração e Artes de Limeira foi idealizada por professores universitários oriundos de IES públicas e privada que tinham como motivação criar uma Instituição que tivesse uma base pedagógica capaz de permitir formação de qualidade em todos os cursos que viessem a ser implantados.

Avaliaram-se inúmeras metodologias tendo em vista a quantidade e a diversidade de cursos que seriam implantados, e nesse cenário, concluiu-se que a aprendizagem seria facilitada para os diferentes perfis de alunos se durante as aulas a teoria fosse levada à prática pelos alunos.

Assim foi feito, elegeu-se a metodologia “aprender fazendo”, isto é, que ao lado do cabedal teórico, fosse possível ao aluno pôr em prática, “fazer uso” da teoria.

Em 2001, foi publicada a Portaria MEC 1.688, de 01/08/2001, em que ao mesmo tempo em que se credenciava a Instituição, autorizava-se o curso de Administração com três habilitações: Gestão de Produção e Serviços, Gestão de Mercados e Gestão de Negócios, que acabaram por desaparecer com as novas diretrizes do curso a partir de 2005. Com apenas uma turma com 21 alunos, foi dado início às aulas em 31 de agosto de 2001. Em 2003, através da Portaria MEC nº 2.287, de 25 de agosto é que se autorizou o funcionamento do segundo curso da Faal que foi o Bacharelado em Design, com as habilitações em Comunicação Visual, Projeto do Produto e Projeto do Produto, com ênfase Formação de Joalheiro.

A expansão do ensino de graduação na FAAL ocorreu tanto pela ampliação das vagas ofertadas em seus cursos então reconhecidos, bem como pela implantação de novos cursos, entre os anos de 2006 a 2008, a saber: Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Gestão Ambiental, Processos Gerenciais e Design de Interiores e os de Matemática (Licenciatura e Bacharelado) e Artes Visuais (Licenciatura).

O projeto educacional da FAAL, no âmbito do ensino de graduação, fortaleceu-se e ampliou-se com a implantação dos cursos superiores de tecnologia e licenciatura representando o coroamento do trabalho até então desenvolvido pelo conjunto institucional e consagrou o projeto educacional da FAAL, construído com segurança e equilíbrio, e sintonizado com a realidade sócio-econômico-cultural da comunidade. São cursos que tem se caracterizado pela excelência do ensino oferecido, comprovada por processos avaliativos tanto internos quanto externos, pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho  oferecidas à comunidade escolar.

Ao longo destes anos, nunca se abandonou a ideia original do “aprender fazendo”, pelo contrário mostrou ser uma riquíssima experiência metodológica e alcançaram-se muitos êxitos.