3º GIEM-  GESTÃO DA INOVAÇÃO EMPREENDEDORA

Programação    |    Expediente |    Anais [ISSN 2526-3439]: edição atual 2016       |       Edições Anteriores      |     Fotos

Dias 08 e 09 de novembro de 2016

Das 19h às 22h30

Apresentação

A formação empreendedora implica o desenvolvimento de valores, atitudes, ideias e comportamentos empreendedores, assim como a capacidade de identificar oportunidades. E, por se tratar de um programa que se desenvolve em um ambiente de ensino-aprendizagem é importante o papel do docente de estabelecer um equilíbrio entre o papel de facilitador do processo de aprendizagem e de professor, de troca de experiências, na condição de auxiliares do discente, mediadores no processo de aprender a empreender. Invertem-se em muitas ocasiões os papéis, onde os alunos são os agentes de geração de conhecimento individualizado e o professor o indutor o processo do autoaprendizado.

O tema gestão e empreendedorismo está presente em todos os Projetos Pedagógicos de Curso da instituição, porém, no GIEM, participam, especificamente, os cursos de Marketing, Processos Gerenciais, Recursos Humanos e Administração.

Expediente

Comissão Organizadora

  • Profa. Dra.Adriana Pessatte Azzolino( professor-organizador e coordenação científica)
  • Prof.Esp. Anderson Ferreira ( professor-orientador de projeto)
  • Prof. MSc.Fernando Jerônimo Neto ( coordenador de curso)
  • Profa. MSc. Maria Isabel Okamoto( professor-orientador de projeto)
  • Prof. MSc. Rogério Kawakami ( professor-orientador  de projeto)
  • Prof. MSc.Décio Henrique Franco  ( professor-orientador de projeto)
  • Profa. MSc. Tatiane Kawakami ( professor-organizador Meu Quase Negócio e alunos do NIM)
  • Prof. MSc. Antonio José de Barros( professor-colaborador)

Periodicidade

  • Publicação anual

Idioma

  • Português

Instituição

  • Faculdade de Administração e Artes de Limeira
  • Departamento/Cursos
    Curso de Administração
    Curso de Processos Gerenciais
    Curso de Gestão de Recursos Humanos
    Curso de Marketing
  • Endereço: Av. Engenheiro Antonio Eugênio Lucatto, 2515
    Vila Camargo CEP 13486-085 Limeira -SP

Público – alvo

Comunidade Interna e externa

Objetivo Geral

O GIEM possui como principal objetivo a apresentação e divulgação dos resultados dos projetos com ênfase no empreendedorismo, desenvolvidos pelos alunos da FAAL e orientados pelos professores nas disciplinas de Projetos Integradores/Práticas Pré – Profissionais, dos cursos de Tecnologia e na disciplina TCC, no curso de Administração. Práticas que ocorrem ao longo do semestre e presentes em todos os Projetos Pedagógicos de Cursos. Estas apresentações acorrem através de Painéis, com formatação/padrão científico, conforme Normas da ABNT.

Objetivos Específicos

  • Permitir aos alunos conhecerem o que está sendo realizado e construído dentro do próprio curso e dos demais cursos e nas demais disciplinas;
  • Promover o intercâmbio de ideias entre alunos;
  • Permitir aos alunos atuarem como multiplicadores de conhecimento;
  • Estimular o interesse dos estudantes em desenvolver trabalhos tecnológicos;
  • Incentivar novas ideias;
  • Estimular o espírito empreendedor em nossos alunos.
  • A importância do Empreendedor para a economia;
  • Orientar para a importância e as vantagens de possuir seu empreendimento formalizado.
  • Orientar para a atuação profissional voltada ao desenvolvimento sustentável.

Justificativa

Formar profissionais capacitados em suas áreas de atuação para atender a demanda da sociedade.  Integrando teoria e prática, profissionais criativos, competentes e empreendedores, capazes de transformar a realidade e desenvolver novos negócios, de forma sustentável e inclusiva.

Procedimentos Metodológicos

Apresentação de Painéis: apresentados pelo grupo envolvido aos membros da comunidade acadêmica e comunidade externa; palestras.

Programação

08/11/2016

19h : Abertura: da II Mostra de Produtos e Serviços Meu Quase Negócio

19h30 às 21h

Palestra 1-Sala 20

Rodrigo Quinalha/ANJOS DO BRASIL . Para o  Curso de Marketing

Mini CV: Angel Investor & Board Member & Advisor – 21 Start Ups (USA / Brazil / Chile). Com formação pela Stanford (USA), Michigan (USA), Maryland (USA),  FGV/SP e FATEC/SP.  Atuou como Executivo em empresas, como: SAP, HB, 7COMm e GIS. Professor de MBA da FIA/USP. Autor do e-book: “StartUps – O lado escuro do Empreendedorismo”

 Palestra 2-Sala 19

Roque Rezende Ribeiro/SEBRAE – Tema Palestra – Empreendedorismo.

Curso de Recursos Humanos e Processos Gerenciais

Mini CV: Analista do Sebrae-SP e Gestor do Programa Sebrae Móvel.

Palestra 3 –  Auditório

Osvaldo Pereira da Silva Jr. Para o  Curso de Administração

Mini CV : 28 Anos de experiência profissional em indústria multinacional metalúrgica nas áreas de qualidade, produção e manutenção; • Responsável pela área de embalagem e controle de qualidade do produto final, sendo responsável por uma equipe de 15 pessoas entre inspetores e embaladores; • Desenvolvimento e industrialização de novos produtos junto a matriz; • Assistência técnica em clientes internos e externos, elaborando rastreabilidade e plano de ações de problemas apresentados; • Analista de Qualidade fio trefilado , para mangueiras hidráulicas e Cordeiras. • Start-Up de máquinas operatrizes, planejamento de manutenção preventiva; • Participação de grupos de melhoramento, reduzindo quebras em maquinário e redução de não conformidades no produto. • Auditor de ISO 9001,ISO TS16949, OHSAS18001 e ISO 14001. • Coordenador do Sistema de Gestão de Qualidade. • Auditor Interno VDA 6.3

21h: Apresentação dos Painéis Científicos expostos nos corredores da instituição

09.11.2016

19h : II Mostra de Produtos e Serviços Meu Quase Negócio

Palestra 1: Auditório

Osvaldo Elias Farah – Tema da Palestra: Empreendedorismo, Inovação e Gestão Estratégica.
Curso de Administração.
Mini CV: Doutor em Administração pela FEA­USP; mestre em Administração pela EAESP­ FGV; bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Moura Lacerda; ex docente titular e pesquisador do Programa de Pós­ graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (PPGA/Uninove) e do programa de Pós graduação em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba, organizador das obras Empreendedorismo Estratégico: criação e gestão de pequenas empresas, Empreendedorismo: estratégias de sobrevivência de pequenas empresas; co­autor de mais de quinze obras em Administração, Estratégia e Marketing; pesquisador do CNPQ, da Fapesp; sócio presidente da Farah criação e estratégia; consultor de negócios.

Palestra 2: Sala 17

Helena Cortinhas – Tema da Palestra: Coaching no Gerenciamento de Carreira.
Curso de Recursos Humanos e Processos Gerenciais
Mini CV: Especialista em Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Internacional – FATEC (2010). Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Artes de Limeira – FAAL (2006). Possui 18 anos de carreira acadêmica, 12 anos de consultoria, e atua como docente universitária. CEO Founder Conecta Mulher, Master Coach.

Palestra 3: Sala 20

Marcela Hipólito de Souza. Para o Curso de Marketing

Mini C.V. Gerente da Incubadora de Ciência, Tecnologia e Inovação de Limeira – ICT&I/PML – Especialista em Desenvolvimento de Estratégias Administrativas; Técnicas Gerenciais; Políticas Sociais, Empresariais e Empreendedoras; Formação em Psicologia/UNIP-Pós Graduação em Educação-UNIP, Gerente de Recursos Humanos na Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho-SERT/PML; Docente Externo e Pesquisadora /UNIMEP de 2013-atual.

21h: Apresentação dos Painéis expostos nos corredores da instituição.

Orientações  para elaboração dos Painéis

Os Painéis deverão versar sobre resultados parciais ou finais dos projetos integradores I,II,III e IV.  O pôster deverá ser confeccionado conforme template já disponibilizado  pela organização do evento, com dimensões  0,89 cm x 0,59 cm .

A sessão de apresentações de pôsteres traz o resultado dos trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas Projetos I,II,III e IV

Para a apresentação em formato de pôster, os participantes deverão inscrever o projeto incluindo resumo, palavras-chave, introdução, objetivo, metodologia, resultados, considerações e referências. Observação: todo professor – orientador também será um autor.

O aluno é responsável pela confecção do pôster depois de avaliado pelo professor-orientador do projeto.

APOIO:

sebrae

 

anjos

Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos que busca fomentar a cultura do investimento anjo em todo o Brasil. Compartilhando experiência e conhecimentos com investidores e empreendedores, a organização cria uma rede de relacionamento com alto potencial de impacto em aporte financeiro e intelectual.

icti

Veja fotos do 1º dia

Veja fotos do 2º dia