Produção Multimídia – NOVO

Ato legal de Autorização: Portaria SeRES nº 335 de 05 de maio de 2015, publicada no D.OU de 06/05/2015

Superior de Tecnologia em Produção Multimídia

Período:Noturno

Duração: 2 anos (Tecnólogo)

O curso

O curso de Tecnologia em Produção Multimídia desta instituição originou-se de exigências regionais e específicas de gerenciamento para iniciativas neste setor de atividade, como uma decorrência do crescimento do mercado e da demanda de profissionais  com formação e conhecimento em produção multimídia  para Limeira e região,  que suprissem as necessidades específicas destas iniciativas, especialmente nas funções de gerenciamento de conteúdo para internet e outros negócios originados deste meio,  com a vantagem do tecnólogo ter uma carga horária letiva de formação menor que o bacharelado, podendo concluir o curso em até 2 anos, o que atrai alguns candidatos que já estão no mercado de trabalho e demandam por qualificação formal e técnica. A carência de formação de profissionais formados em produção multimídia  que dominem não só as técnicas, mas que sejam capazes de estabelecer relacionamentos interpessoais produtivos em todos os níveis da organização foi decisiva para a implantação do curso.

A conversão tecnológica das mídias analógicas para o sistema digital levou, portanto,  a Faculdade de Administração e Artes de Limeira  a criar o curso Superior de Tecnologia  em Produção Multimídia. A nova graduação atende às exigências do mercado de trabalho na nova era da comunicação audiovisual, uma era em que vídeo, cinema, televisão, jogos digitais, internet e outros meios  afins passaram a ser áreas integradas, na maioria das vezes, convergentes. Trata-se de uma proposta  inovadora, pois acompanha as evoluções tecnológicas da atualidade. Há de se destacar, ainda,  uma acentuada  demanda por  profissionais capacitados para lidar com novas especificidades que se desenvolvem a partir de áreas mais “tradicionais”, como a área tecnológica, da comunicação social e da educação. Desta forma, este curso compõem-se de  disciplinas de Formação Geral, de Formação Técnica, ferramentas de apoio e ainda por  projetos  e atividades de práticas pré profissionais onde os alunos conhecem aspectos práticos da produção  multimídia e suas diversas aplicações. Com essa formação pretende-se contemplar as necessidades do curso e atender as demandas dos mercados  local e regional. A  relevância de um curso dessa natureza deve ser reconhecida tanto para o desenvolvimento humano quanto para o crescimento econômico, tecnológico e cientifico da região onde está inserido.

Objetivo 

Os objetivos do Curso de Tecnologia em Produção Multimídia são pautados pelos parâmetros legais pelas necessidades do mercado regional de Limeira e pelas demandas da sociedade. Atento a esses referenciais, o curso visa formar, pela capacitação profissional e ensino especializado, profissionais com conhecimentos técnicos necessários à produção de iniciativas na de negócios na internet e em veículos de comunicação ou na implantação de projetos digitais na internet empreendedores de novos negócios ou mesmo consultores de empresa, com conhecimento dos segmentos da cultura ou dos negócios voltados à cultura, podendo com isso, desenvolver plenamente suas funções na área.

Objetivo geral

Formar profissionais com formação e expertise em produção multimídia, em nível tecnológico, capacitados para o exercício pleno da profissão de gestor, de empreendedor ou mesmo de consultor  em negócios da área digital.

Objetivos específicos

Considerando-se as peculiaridades da região, além do objetivo geral, o curso de Produção Multimídia estabelece os seguintes objetivos específicos a serem atingidos:

  • Desenvolver a capacidade de adaptação, de negociação, de trabalho em equipe, de inovação, de empreender novos negócios, de comunicação, de gerenciar recursos escassos na área.
  • Criar condições atitudinais e técnicas para a compreensão, por parte do acadêmico do curso, da importância da visão e do raciocínio estratégico na definição e implementação dos princípios básicos da Produção Multimídia;

Metodologia

Aprendizagem vivencial nos laboratórios e ateliês de prática profissionais da FAAL; as aulas são oferecidas por meio de projetos integrados e metodologia da problematização; os acadêmicos têm a oportunidade de praticar as atividades relacionadas ao desenvolvimento e elaboração de projetos na área da Produção Multimídia momento em que a interdisciplinaridade se realiza.

Mercado de trabalho

O Tecnólogo em Produção Multimídia formado pela FAAL está apto a captar recursos, elaborar, planejar, organizar, promover, implementar, dirigir, coordenar, executar e gerir políticas, programas, projetos e eventos culturais, sociais e de entretenimento nas áreas de ciências humanas e sociais, letras e artes, a gerir equipamentos culturais, além de ter capacidade investigativa, empreendedora e  de interferir positivamente no perfil cultural de uma cidade, com atuação tanto em instituições públicas como privadas.

Este profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias).

Pode atuar em todos os tipos de organizações como empresas privadas, setor público, organizações do terceiro setor, consultoria de prestação de serviços e universidades. Pode também exercitar o empreendedorismo ao criar e organizar uma nova empresa. Em nossa região existem oportunidades para trabalharem em diversos portes de organizações, desde empresas multinacionais e organizações não governamentais.

As atuais condições de mercado, em que se escasseiam as oportunidades em alguns setores da economia, não têm limitado o trabalho do profissional com amplo conhecimento engerenciamento, sobretudo das participações em projetos de qualidade, que abranjam as novas exigências em torno da modernidade e do empreendedorismo e que desafiam profissionais de qualidade e visão social transformadora, em uma sociedade dinâmica.

Diante da realidade atual mundial, interconectada e globalizada, preparar profissionais para trabalhar na área de Produção Cultural é respeitar as necessidades de formá-los para atuar em mercado sem constantes mudanças, o que exige destes um profundo conhecimento sobre as atividades culturais e suas peculiaridades mas também da área  administrativa de uma empresa  e os seus efeitos na vida social, econômica e no meio ambiente.

Coordenador:

Profa. Dra. Adriana Pessatte Azzolino é a Coordenadora Pedagógica do Curso, Graduada em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing (ESPM-SP) e Ciências Políticas e Sociais (Escola de Sociologia e Política de São Paulo); Especialização em História e Cultura (UNIMEP), Mestre em Educação (FE/UNICAMP), Doutorado em Comunicação (ECA/USP) e Pós Doutorado (Instituto de Artes/DMM/UNICAMP). Com experiência profissional de 30 anos e experiência no magistério superior (docência): de 30 anos.

Grade Curricular

TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO MULTIMÍDIA - DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Computação Gráfica - Imagem Digital80
Convergência e Mobilidade80
Economia e Mercado80
Empreendedorismo e Inovação80
Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade40
Ferramentas de CMS40
Fotografia80
Gestão profissional e portfólio80
Laboratório de Áudio Digital80
Laboratório de Interatividade80
Legislação na Internet80
Midia e Interculturalidade80
Modelagem 3D I80
Modelagem 3DII80
Padrões Web Standard40
Processos de Comunicação40
Produção de Video I - Captação de Imagens80
Produção de Video II - Edição80
Projeto de Interface80
Projeto Integrador I80
Projeto Integrador II120
Projeto Integrador III120
Projeto Integrador IV120
Roteiro e Narrativa para Multimidia40
Sistemas Virtuais40
Tópicos Avançados em Multimidia80
Libras (optativa)80
Total de horas do curso2040