Processos Gerenciais

Ato legal: Reconhecimento Renovado pela Portaria SeRES nº 267 de 3 de abril de 2017, publicada no D.O.U. de 04/04/2017.

Superior de Tecnologia em Processos Gerencias

Período:Noturno
Duração: 2 anos (Tecnólogo)


O Curso

O curso é uma graduação de nível superior, com dois anos de duração, cuja matriz curricular se caracteriza como curso híbrido*, ou seja, inclui conhecimento de administração, marketing, economia, finanças, vendas e comércio exterior e produção.
Diante da nova ordem mundial, da tecnologia, da informação e da constante mudança nos hábitos dos consumidores, um mundo de novas oportunidades de negócios se vislumbra para empresas e pessoas empreendedoras, mas os riscos para novos negócios e para lançamento de novos produtos também são grandes. É esse o foco do curso: formar, qualificar e / ou atualizar profissionais para avaliar as inúmeras possibilidades de novos negócios e de mercados.
O Tecnólogo em Processos Gerenciais elabora e implementa planos de negócios, desenvolve estratégias de vendas, avalia riscos e oportunidades para lançamento de novos produtos, estabelece políticas e planos de qualidade e de recursos humanos, identifica o impacto financeiro de novos negócios, tal como o Administrador de Empresas faz.

*Curso híbrido: curso formado pela junção de duas ou mais áreas do conhecimento como forma de atualizar a formação e ampliar o espaço no mercado de trabalho.

Objetivos do Curso

O curso caracteriza-se como um compacto do curso de administração de empresas e objetiva qualificar e atualizar profissionais para avaliar novos negócios e novos mercados. Desenvolve perfil empreendedor para abrir o próprio negócio, para o lançamento de novos produtos e para a gestão da qualidade. Prepara para a sucessão nos negócios da família. Possibilitar aos egressos do curso a realização de pós graduação em qualquer nível.

Público Alvo

Destina-se a interessados na profissionalização para a área de novos negócios e/ou que almejem conquistar cargos gerenciais. Destina-se àqueles empreendedores que necessitam se profissionalizar para enfrentar os desafios do mundo dos negócios; para quem deseja abrir o próprio negócio.

Mercado de Trabalho

O campo de trabalho é muito amplo, pois a formação em gestão é ampla e atende as necessidades de qualquer empresa quanto à competitividade e abertura de novas frentes de negócios; atende aqueles que necessitam estruturar empresas terceirizadas ou que queiram profissionalizar a gestão de micros, pequenas e médias empresas.

O curso ainda possibilita ao egresso a geração do próprio emprego, como consultor autônomo, representante comercial, pesquisador de novos mercados, que são vantajosos espaços de atuação profissional.

Coordenador do curso:

Mestre em administração pela UNIMEP, MBA em marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), graduado em administração pela UNIMEP.

Grade Curricular

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES80
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA80
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL80
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL40
CONTABILIDADE E CUSTOS80
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CARREIRA80
ECONOMIA E MERCADOS80
EMPREENDEDORISMO80
ESTATÍSTICA APLICADA80
ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE80
FUNÇÕES E PROCESSOS DE ADMINISTRAÇÃO40
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR40
GESTÃO DA QUALIDADE80
GESTÃO DE MARKETING80
GESTÃO DE PESSOAS80
GESTÃO ESTRATÉGICA80
LOGÍSTICA EMPRESARIAL80
MATEMÁTICA BÁSICA E FINANCEIRA80
NOÇÕES DE DIREITO EMPRESARIAL, TRIBUTÁRIO E TRABALHISTA40
PROCESSOS GERENCIAIS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO40
PROJETO INTEGRADOR I80
PROJETO INTEGRADOR II80
PROJETO INTEGRADOR III80
PROJETO INTEGRADOR IV80
SEMINÁRIOS AVANÇADOS40
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO80
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO80
TOTAL DE HORAS DO CURSO1920

 

A instituição tem autonomia para alterar a grade curricular do curso. Ressalte-se que o aluno não tem direito adquirido no que tange à grade curricular, ou seja, não é obrigatório que a grade curricular inicialmente proposta não se altere ao longo do curso. ( Lei nº 9.394/1996/ Portaria Normativa nº 40/2007).