Processos Gerenciais

Ato legal: Portaria SeRES nº 112 de 14 de fevereiro de 2014, publicada no D.O.U. de 17/02/2014.

Superior de Tecnologia em Processos Gerencias

Período:Noturno
Duração: 2 anos (Tecnólogo)


O Curso

O curso é uma graduação de nível superior, com dois anos de duração, cuja matriz curricular se caracteriza como curso híbrido*, ou seja, inclui conhecimento de administração, marketing, economia, finanças, vendas e comércio exterior e produção.
Diante da nova ordem mundial, da tecnologia, da informação e da constante mudança nos hábitos dos consumidores, um mundo de novas oportunidades de negócios se vislumbra para empresas e pessoas empreendedoras, mas os riscos para novos negócios e para lançamento de novos produtos também são grandes. É esse o foco do curso: formar, qualificar e / ou atualizar profissionais para avaliar as inúmeras possibilidades de novos negócios e de mercados.
O Tecnólogo em Processos Gerenciais elabora e implementa planos de negócios, desenvolve estratégias de vendas, avalia riscos e oportunidades para lançamento de novos produtos, estabelece políticas e planos de qualidade e de recursos humanos, identifica o impacto financeiro de novos negócios, tal como o Administrador de Empresas faz.

*Curso híbrido: curso formado pela junção de duas ou mais áreas do conhecimento como forma de atualizar a formação e ampliar o espaço no mercado de trabalho.

Objetivos do Curso

O curso caracteriza-se como um compacto do curso de administração de empresas e objetiva qualificar e atualizar profissionais para avaliar novos negócios e novos mercados. Desenvolve perfil empreendedor para abrir o próprio negócio, para o lançamento de novos produtos e para a gestão da qualidade. Prepara para a sucessão nos negócios da família. Possibilitar aos egressos do curso a realização de pós graduação em qualquer nível.

Público Alvo

Destina-se a interessados na profissionalização para a área de novos negócios e/ou que almejem conquistar cargos gerenciais. Destina-se àqueles empreendedores que necessitam se profissionalizar para enfrentar os desafios do mundo dos negócios; para quem deseja abrir o próprio negócio.

Mercado de Trabalho

O campo de trabalho é muito amplo, pois a formação em gestão é ampla e atende as necessidades de qualquer empresa quanto à competitividade e abertura de novas frentes de negócios; atende aqueles que necessitam estruturar empresas terceirizadas ou que queiram profissionalizar a gestão de micros, pequenas e médias empresas.

O curso ainda possibilita ao egresso a geração do próprio emprego, como consultor autônomo, representante comercial, pesquisador de novos mercados, que são vantajosos espaços de atuação profissional.

Coordenador do curso:

Fernando Jerônimo Neto
Mestre em Administração de Empresas – UNIMEP – (2009)
MBA Marketing – UNIMEP (2005)
Graduado em Administração de Empresas – UNISAL (2003)

Experiência com mais de 15 anos na área comercial, setor bancário, sendo responsável pela gestão e administração da unidade de atendimento, executando atribuições de desenvolvimento e expansão, efetuando visitas de manutenção e de conquista de clientes, efetivando negócios, prestando consultoria em investimentos, empréstimos e seguros, bem como gerindo a equipe da unidade de atendimento em ações que envolvam seleção, avaliações e desenvolvimento da equipe. Consultor Empresarial na área de Marketing e Recursos Humanos.  No setor acadêmico: Professor universitário, Coordenador de CPA, Coordenador de Projetos Sociais, Presidente de NDE, exercendo também a função de coordenador de cursos: Administração, Tecnologia em Gestão da Qualidade e Tecnologia em Recursos Humanos.

Grade Curricular

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES80
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA80
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL80
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL40
CONTABILIDADE E CUSTOS80
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CARREIRA80
ECONOMIA E MERCADOS80
EMPREENDEDORISMO80
ESTATÍSTICA APLICADA80
ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE80
FUNÇÕES E PROCESSOS DE ADMINISTRAÇÃO40
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR40
GESTÃO DA QUALIDADE80
GESTÃO DE MARKETING80
GESTÃO DE PESSOAS80
GESTÃO ESTRATÉGICA80
LOGÍSTICA EMPRESARIAL80
MATEMÁTICA BÁSICA E FINANCEIRA80
NOÇÕES DE DIREITO EMPRESARIAL, TRIBUTÁRIO E TRABALHISTA40
PROCESSOS GERENCIAIS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO40
PROJETO INTEGRADOR I80
PROJETO INTEGRADOR II80
PROJETO INTEGRADOR III80
PROJETO INTEGRADOR IV80
SEMINÁRIOS AVANÇADOS40
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO80
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO80
TOTAL DE HORAS DO CURSO1920

 

A instituição tem autonomia para alterar a grade curricular do curso. Ressalte-se que o aluno não tem direito adquirido no que tange à grade curricular, ou seja, não é obrigatório que a grade curricular inicialmente proposta não se altere ao longo do curso. ( Lei nº 9.394/1996/ Portaria Normativa nº 40/2007).