Recursos Humanos

Ato legal: Portaria SeRES nº 703 de 18 de dezembro de 2013, publicada no D.O.U. de 19/12/2013.

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Período:Noturno
Duração: 2 anos (Tecnólogo – Ênfase em Relacionamento Interpessoal no Trabalho)


O Curso

O curso é uma graduação de nível superior, com dois anos de duração, cuja matriz curricular se caracteriza como curso híbrido*, ou seja, inclui conhecimento de administração e de psicologia. O tecnólogo em Gestão de recursos Humanos desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da companhia. Cabe ao profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso, o gestor em Recursos Humanos precisa dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas.

Este curso objetiva principalmente a formação de pessoas para cuidar do capital intelectual na empresa, sem o qual, o desenvolvimento empresarial fica comprometido. Ou seja, prepara lideranças com diferencial para promover a motivação, o comprometimento no trabalho e o desenvolvimento do potencial humano na empresas.

*Curso híbrido: curso formado pela junção de duas ou mais áreas do conhecimento como forma de atualizar a formação e ampliar o espaço no mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho

 A complexidade da legislação trabalhista leva as indústrias a contratar profissionais especializados em áreas como folha de pagamentos, cargos e salários e relacionamento com sindicatos.  As empresas procuram profissionais que, além de Recursos Humanos, entendam do mundo dos negócios. Grandes empresas e escritórios de consultoria são os principais empregadores, mas micro, pequenas e médias empresas também recorrem ao profissional. O curso ainda possibilita ao egresso a geração do próprio emprego, como consultor de Recursos Humanos, prestador de serviços de departamento de pessoal, agenciador de profissionais para empresas, ou para trabalhar com treinamento motivacional, que são vantajosos espaços de atuação profissional.

Coordenador do curso:

Fernando Jerônimo Neto
Mestre em Administração de Empresas – UNIMEP – (2009)
MBA Marketing – UNIMEP (2005)
Graduado em Administração de Empresas – UNISAL (2003)

Experiência com mais de 15 anos na área comercial, setor bancário, sendo responsável pela gestão e administração da unidade de atendimento, executando atribuições de desenvolvimento e expansão, efetuando visitas de manutenção e de conquista de clientes, efetivando negócios, prestando consultoria em investimentos, empréstimos e seguros, bem como gerindo a equipe da unidade de atendimento em ações que envolvam seleção, avaliações e desenvolvimento da equipe. Consultor Empresarial na área de Marketing e Recursos Humanos.  No setor acadêmico: Professor universitário, Coordenador de CPA, Coordenador de Projetos Sociais, Presidente de NDE, exercendo também a função de coordenador de cursos: Administração, Tecnologia em Gestão da Qualidade e Tecnologia em Recursos Humanos.

Grade Curricular

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL I80
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL II80
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA40
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL80
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL40
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CARREIRA80
DIREITO DO TRABALHO E RELAÇÕES TRABALHISTAS40
ECONOMIA E MERCADOS80
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS80
ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO40
ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE80
FUNÇÕES E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS40
GESTÃO DE DESEMPENHO40
GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL40
JOGOS E DINÂMICAS VIVENCIAIS80
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES40
MÉTODOS DE PESQUISA ORGANIZACIONAL40
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS40
PROJETO INTEGRADOR I80
PROJETO INTEGRADOR II80
PROJETO INTEGRADOR III80
PROJETO INTEGRADOR IV80
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL80
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS80
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL80
REMUNERAÇÃO E RECOMPENSAS80
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR80
SEMINÁRIOS AVANÇADOS80
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO80
Total de Horas do Curso1920

A instituição tem autonomia para alterar a grade curricular do curso. Ressalte-se que o aluno não tem direito adquirido no que tange à grade curricular, ou seja, não é obrigatório que a grade curricular inicialmente proposta não se altere ao longo do curso. ( Lei nº 9.394/1996/ Portaria Normativa nº 40/2007).