Produção Cultural – NOVO

Ato legal de Autorização: Portaria SERES nº 585 de 17 de agosto de 2015, publicada no D.O.U. de 17/08/2015.
Período: Noturno
Duração: 3 anos (Tecnólogo)

Curso
O curso de Tecnologia em Produção Cultural desta instituição originou-se de exigências regionais e específicas de gerenciamento para iniciativas de cunho cultural, como uma decorrência do crescimento do mercado e da demanda de profissionais com formação e conhecimento em produção de eventos na área da cultura em Limeira e região que suprissem as necessidades específicas destas iniciativas, especialmente nas funções de gerenciamento de atividades culturais e/ou eventos. O curso de Tecnólogo em Produção Cultural busca a formação de profissionais com saber acadêmico, técnico e experimental, para a gestão de bens, serviços e equipamentos culturais, com competente domínio dos mecanismos de fomento à cultura dos órgãos governamentais e não governamentais, particulares e do controle da produção de eventos culturais em face às regras de subvenções e às Leis de Incentivo à Cultura vigentes no país.
Objetivo
O curso visa formar, pela capacitação profissional e ensino especializado, profissionais com conhecimentos técnicos necessários ao gerenciamento de iniciativas na área cultural, empreendedores de novos negócios ou mesmo consultores de empresa, com conhecimento dos segmentos da cultura ou dos negócios voltados à cultura, podendo com isso, desenvolver plenamente suas funções na área. Foi planejado, apoiado em um modelo curricular sustentado por princípios filosóficos e metodológicos que contemplam a formação de um profissional capacitado para possibilitar o desenvolvimento humano, cultural, social, econômico, tecnológico e cientifico da região onde está inserido.

Público Alvo
Profissionais que atuam no setor de artes e cultura, em museus, teatro, escolas de artes, assessores de comunicação, promotores de eventos, profissionais da área de entretenimento , pessoas que procuram conhecimentos e aperfeiçoamento no setor de artes e/ou na gestão de bens e equipamentos culturais.

Mercado de Trabalho
O Tecnólogo em Produção Cultural formado pela FAAL estará apto a captar recursos, elaborar, planejar, organizar, promover, implementar, dirigir, coordenar, executar e gerir políticas, programas, projetos e eventos culturais, sociais e de entretenimento nas áreas de ciências humanas e sociais, letras e artes, a gerir equipamentos culturais, além de ter capacidade investigativa, empreendedora e de interferir positivamente no perfil cultural de uma cidade, com atuação tanto em instituições públicas como privadas e terceiro setor.
Pode atuar em todos os tipos de organizações como empresas privadas, setor público, organizações do terceiro setor, consultoria de prestação de serviços e universidades. Pode também exercitar o empreendedorismo ao criar e organizar uma nova empresa. Em nossa região existem oportunidades para trabalharem em diversos portes de organizações, desde empresas multinacionais e organizações não governamentais.

Metodologia
Nos componentes Projetos I, II e III, IV e V os acadêmicos têm a oportunidade de praticar as atividades relacionadas ao desenvolvimento e elaboração de projetos na área da Produção Cultural momento em que a interdisciplinaridade se realiza. Destaca-se que o componente denominado Projeto está presente em todos os cursos superiores de Tecnologia da instituição e são classificados, institucionalmente, de Laboratório de Práticas Pré Profissionais (RI, Cap. VII, art.54 parágrafo 1º a-d).Desta forma, os projetos I,II,II,IV e V, também denominados Laboratórios de Produção Cultural são diferenciais do curso e estão presentes a partir do segundo semestre. São espaços nos quais praticam-se atividades diferenciadas , com base nas metodologias de processos criativos e de elaboração na área. Trata-se de um laboratório, com atividades experimentais, onde deverá ocorrer a convergência dos conhecimentos adquiridos durante cada semestre.

Coordenador
Profa. Dra. Adriana Pessatte Azzolino é a Coordenadora Pedagógica do Curso, Graduada em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing (ESPM-SP) e Ciências Políticas e Sociais (Escola de Sociologia e Política de São Paulo); Especialização em História e Cultura (UNIMEP), Mestre em Educação (FE/UNICAMP), Doutorado em Comunicação (ECA/USP) e Pós Doutorado (Instituto de Artes/DMM/UNICAMP). Com experiência profissional de 30 anos e experiência no magistério superior (docência): de 30 anos.

Matriz Curricular:

PRODUÇÃO CULTURAL - DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
Assessoria de Comunicação80
Cultura Brasileira80
Cultura e Sociedade80
Direito Autoral e Aspectos Jurídicos das Organizações80
Economia da Cultura80
Empreendedorismo e Plano de Negócios80
Ética, Responsabilidade Social e Meio Ambiente80
Fotografia80
Fundamentos da Administração80
Fundamentos das Artes I: Artes Visuais80
Fundamentos das Artes II: Música e Dança80
Fundamentos das Artes: Cinema,Teatro e Literatura80
Gestão de Espaços Culturais80
Gestão profissional e Portfólio80
Laboratório de Produção Cultural I80
Laboratório de Produção Cultural II80
Laboratório de Produção Cultural III80
Laboratório de Produção Cultural IV -80
Laboratório de Produção Cultural V80
Leis de Incentivo à Cultura I80
Leis de Incentivo à cultura II80
Marketing Cultural80
Patrimônio Cultural80
Pesquisa e Indicadores Culturais80
Planejamento Orçamentário e Prestação de Contas80
Políticas Culturais I80
Políticas Culturais II80
Processos de Comunicação80
Produção Cultural80
TV e Video80
Libras (optativa)80
Carga Horária Total2480

2480 h/a em sala = 2066 hora/relógio

340 horas/relógio Atividades Complementares

Total = 2406 horas