MBA em Gestão Empresarial

Pós Graduação – Lato Sensu

Carga horária: 416 hs

Matrículas Abertas – contato pelo e-mail posfaal@faal.com.br

Objetivos

  • Exercitar o gerenciamento estratégico com foco em processos e resultados organizacionais.
  • Proporcionar troca de experiência executiva com visão abrangente, considerando o crescimento sustentável com ênfase na competitividade.
  • Proporcionar o conhecimento de ferramentas e técnicas capazes de auxiliar o profissional na tomada de decisões relacionadas à gestão de recursos financeiros, investimentos e planejamento no ambiente empresarial.
  • Identificar possíveis soluções e implicações, para tomada de decisões sólidas e fundamentadas.
  • Desenvolver o pensamento analítico e aprimorar sua capacidade de resolução de problemas com foco em resultados.

Público-Alvo:

O curso destina-se a executivos graduados interessados em aprofundar conceitos e práticas de gestão nas principais áreas funcionais da empresa; Empreendedores; Profissionais que buscam capacitação em ambientes de tomada de decisão; Profissionais que buscam atualização sobre ferramentas de gestão. Profissionais que sentem necessidades de aperfeiçoamento ou que atingiram em suas carreiras posições que os obrigam a alcançar novos níveis de formação acadêmica.

Número de Vagas:

20 (mínimo) e 30 (máximo)
*(a instituição se reserva o direito de não oferecer o curso com menos de 25 alunos).

Coordenação:

Prof. MSc. Fernando Jerônimo Neto

INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS

Matrículas Abertas – contato pelo e-mail posfaal@faal.com.br

Duração do curso: 18 meses

Investimento: matrícula 380,00 + 18 parcelas de 380,00

Ex-alunos da FAAL têm 20% de desconto

Empresas Conveniadas têm 20% de desconto

Documentação para Matrícula:

• RG
• CPF
• Certidão de Nascimento ou Casamento
• Comprovante de Residência
• Diploma da Graduação (frente e verso), cópia autenticada
• Histórico da Graduação
• Currículo resumido

MÓDULOS E COMPONENTES CURRICULARES

MÓDULO 1 – AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Cultura e Comportamento Organizacional

Empreendedorismo, Inovação e Competitividade

Ética, Cidadania, Responsabilidade Social e Governança Corporativa

Gestão Estratégica de Pessoas

MÓDULO 2 – PRODUÇÃO E SERVIÇOS

Supply Chain e Logística Integrada

Sustentabilidade e Administração da Produção

Gestão da Qualidade

Gerenciamento de Projetos e Produtos

Auditoria Interna e Normas

MODULO 3 – ADMINISTRAÇÃO DE DADOS

Gestão de Direito Empresarial

Gestão de Negócios Internacionais

Gestão Estratégica da Informação

Gestão de Marketing Estratégico

Contabilidade para Executivos

Matemática Aplicada, Comercial e Financeira

MÓDULO 4 – ATIVIDADES CIENTÍFICAS

Metodologia do Trabalho Científico

Trabalho de Conclusão de Curso: orientação

EMENTAS

MÓDULO 1 – AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Cultura e Comportamento Organizacional

Ementa: Conceitos e dinâmica da cultura organizacional; Cultura organizacional como ferramenta de gestão; Os efeitos da cultura organizacional sobre o clima e o desempenho da organização; O papel dos gerentes e das organizações na sociedade contemporânea; Níveis hierárquicos e amplitude de controle. Desenvolvimento Gerencial; Liderança hoje: objetivos, implicações, requisitos e contribuições; O papel da percepção e da comunicação na efetividade comportamental; Administrando a personalidade e as emoções para estabelecer relacionamentos organizacionais produtivos.

Empreendedorismo, Inovação e Competitividade

Ementa: Conceito de empreendedorismo; Fundamentos da inovação e promoção de cultura inovadora no ambiente de negócios; Relação entre criatividade e inovação; Identificação de soluções; Empreendedor Corporativo; Papel da liderança na gestão da inovação; Inovação na era digital; Plano de Negócios.

Ética, Cidadania, Responsabilidade Social e Governança Corporativa

Ementa: Conceitos fundamentais de ética e sua aplicação em Ética em negócios; Empreendedorismo social e o papel social das empresas; Fundamentos e caracterização do terceiro setor; Projetos de ação social; Alianças estratégicas intersetoriais; Conceito de Governança Corporativa; Estrutura e funções do sistema de governança; Governança nas empresas familiares; Teoria de agência e conflitos de interesse.

Gestão Estratégica de Pessoas

Ementa: Importância e evolução da área de recursos humanos; Políticas, objetivos e visão sistêmica da administração de recursos humanos; Os subsistemas de administração de recursos humanos: suprimento, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento; Gestão estratégica de pessoas; Gestão de cargos e salários; Sistemas de remuneração e benefícios; Gestão de Carreira; Gestão de conhecimento; Programas de incentivo e as questões de qualidade de vida, saúde e segurança.

 

MÓDULO 2 – PRODUÇÃO E SERVIÇOS

Supply Chain e Logística Integrada

Ementa: Aspectos Tributários da Logística; Custos Logísticos; Gestão da Produção; Gestão de Projetos Logísticos; Gestão de Serviços; Logística Internacional; Negociação Aplicada à Gestão da Cadeia de Suprimento; Procurement e Desenvolvimento de Fornecedores; Sistemas Integrados de Gestão e Negócios Eletrônicos; Transporte e Distribuição; Redes Logísticas; Logística Ambiental.

Sustentabilidade e Administração da Produção

Ementa: A questão ambiental e a administração da produção; Processos produtivos, ecoeficiência e sustentabilidade; Produção mais limpa; Indicadores de desempenho ambiental, rotulagem ambiental e análise do ciclo de vida; Modelo de gestão ambiental; Certificação ambiental.

Gestão da Qualidade

Ementa: Conceitos de qualidade, produtividade, competência e sobrevivência; Princípios para a transformação da administração; Controle da Qualidade Total: conceito, objetivos e componentes; Controle de Processo: conceitos e bases; As Sete Ferramentas da Qualidade; Método de Controle do Processo: o Ciclo PDCA e MASP; Prática do Controle da Qualidade: padronização de rotinas, manutenção e melhorias dos padrões; Implantação de um Programa de Controle da Qualidade Total; Diretrizes para a melhoria do desempenho; Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão; Modelo de Excelência da Gestão (MEG).

Gerenciamento de Projetos e Produtos

Ementa: Introdução e importância do gerenciamento de projetos e produtos; Conceitos de gerenciamento de projetos e produtos; Gerenciamento de projetos e estratégia da empresa. Definição de portfólios e PMO aplicado na empresa; Conhecimento das 5 fases de um projeto (iniciação, planejamento, execução, controle e conclusão), ferramentas e melhores práticas de aplicação; Tendências em gerenciamento de projetos; Desenvolvimento de produtos, testes e homologação; FMEA; Ciclo de vida.

Auditoria Interna e Normas

Ementa: Os princípios e as normas usuais de auditoria; Auditoria interna e externa; Controles Administrativos; Procedimentos de auditoria; Conhecendo e interpretando a Norma ABNT NBR ISO 9001:08; Testes de Procedimentos; Planejamento e Execução; Normas profissionais.

MODULO 3 – ADMINISTRAÇÃO DE DADOS

Gestão de Direito Empresarial

Ementa: Novas Tendências do Direito Privado; Direito das Obrigações e dos Contratos Empresariais; Direito Societário; E-Busines, E-Commerce e Propriedade Industrial; Direito do Consumidor; Negociação, Mediação e Arbitragem; Direito Tributário; Direito do Trabalho Empresarial; Direito Penal Econômico e Crimes Ambientais, Responsabilidade Civil e Criminal Ambiental. Falência, Reorganização e Recuperação de Empresas.

 

Gestão de Negócios Internacionais

Ementa: Preparar profissionais para o desenvolvimento de negócios com mercados internacionais, podendo atuar junto a entidades de classe e organismos internacionais, possuindo o devido conhecimento das operações de exportação e importação de bens e serviços, além de aprimorar as técnicas de negociação e gestão relacionadas ao comércio exterior.

Gestão Estratégica da Informação

Ementa: Sociedade do conhecimento e o impacto das tecnologias na administração; Conceitos fundamentais de TI e convergência tecnológica; Prestação de serviços eletrônicos e empresa virtual; Gestão estratégica da informação: O papel do CIO (Chief Information Officer); Modelos de governança de TIC e arquiteturas Corporativas; Classificação dos Sistemas de Informação: SI”s Transacional, Gerencial e de Apoio á Decisão. A importância e a Integração dos Si”s nas Competências Criticas de Organização, Aspectos Culturais e Organizacionais dos SI”s Sistemas de Informação de Marketing/CRM. ERP”s Viabilidade. Fases de Implementação. Data Warehouse, Data Mining. Gerenciamento dos Recursos de Informática.

Gestão de Marketing Estratégico

Ementa: Planejamento de Marketing para os novos desafios contemporâneos; Estratégias para produtos e serviços com foco na evolução conceitual dos pressupostos de marketing e comunicação; Interações das organizações com a sustentabilidade; Integração entre etapas do mix visando as novas ferramentas e meios digitais de comunicação; O papel do marketing no contexto social.

Contabilidade para Executivos

Ementa: Os estudos das contas contábeis: contas patrimoniais e contas de resultado. A técnica contábil (Débito e Crédito) e os relatórios básicos. Princípios fundamentais de Contabilidade. O método das partidas dobradas. Livros Contábeis. Registro de operações envolvendo todos os grupos de contas. Ativo Circulante, Passivo Circulante, Ativo Realizável a longo prazo, Passivo Exigível a longo prazo, Ativo Permanente e Patrimônio Líquido. Balancete de Verificação. Balanço Patrimonial. Demonstração de resultados.

Matemática Aplicada, Comercial e Financeira

Ementa: Índices Financeiros: Rentabilidade, Liquidez; Juros Simples; Juros Compostos; Taxas Equivalentes e Taxas Efetivas; Desconto Bancário, Rendas; Sistemas de Amortização. Taxas, Inflação, Deflação e Correção Monetária, Séries financeiras Uniformes, Rendas, Análise Econômica de Investimentos. Estatística; Análise exploratória de dados, Probabilidades, Inferência estatística.

MÓDULO 4 – ATIVIDADES CIENTÍFICAS

Metodologia Científica

Ementa: As Ciências: os níveis de conhecimento e breve história das ciências; Métodos Científicos; Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico; Normas técnicas que regem a produção científica/ABNT; Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso ; Monografias e Artigos.

Trabalho de Conclusão de Curso: orientação

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS PARA OS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO

1. Quanto a avaliação das disciplinas:

1.2. O processo avaliativo é de ordem qualitativa e quantitativa;

1.3. Ao final de cada módulo a produção acadêmica do aluno receberá uma média (nota) na escala de 0 (zero) a 10 (dez);

• A média mínima para aprovação da disciplina (módulo) é 7,0 (sete);

1.4. O processo avaliativo pode perpassar pelas seguintes atividades:

• Trabalhos práticos e escritos, individuais ou em grupo;

• Seminários apresentados oralmente; e

• Avaliação da participação e do interesse do aluno.

2. Quanto ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

2.1. O trabalho de final de curso se constituirá de um artigo científico que será entregue à coordenação da pós-graduação até 6 meses após o término de todas as disciplinas; depois do prazo mencionado caberá à coordenação, conforme justificativa apresentada pelo/a discente, julgar a pertinência ou não da entrega fora do prazo. Caso não seja considerado pertinente o(s) motivo(s), o/a aluno/a receberá documento constando das disciplinas cursadas, porém não receberá o certificado de conclusão da pós-graduação.

2.2. O texto deverá obedecer às normas de formatação da ABNT, conforme divulgadas por meio do Manual e Normas de Trabalhos Acadêmicos da FAAL;

2.3. Cabe à coordenação do curso escolher dois docentes do programa para realizar a avaliação do artigo ( Comissão Avaliadora);

2.4. O conceito atribuído ao TCC será: aprovado com recomendação para publicação; aprovado; aprovado com restrições; ou reprovado.

2.4.1. O TCC que obtiver aprovação com restrições ou reprovado deverá ser refeito reapresentado à Comissão Avaliadora, até 1 ano após o término das disciplinas. Após o prazo mencionado, caberá à coordenação do curso , conforme justificativa apresentada pelo/a discente, julgar a pertinência da avaliação do trabalho final. Em caso de não pertinência, valem as regras já colocadas no item 2.1.

Outras Informações:

19 3444.3239

www.faal.com.br

Pós Graduação – Especialização – Lato Sensu

Cf. Resolução CNE/CES nº de 08 de junho de 2007

Apresentação
A Pós Graduação na Faculdade de Administração e Artes é o resultado do princípio integrador dos diversos níveis educacionais e representa o vértice dos estudos, constituindo-se num sistema especial de cursos que se propõem a atender as exigências mercadológicas, de investigação científica e de capacitação docente.

Foram definidos os eixos norteadores que conformam a política institucional da instituição, a saber:

• Inovação, Tecnologia e Design,

• Gestão e Empreendedorismo ,

• Formação Docente,

• Arte e Cultura

Nos últimos anos a FAAL vem desenvolvendo cursos de especialização nas áreas nas quais tem expertise e focados nos interesses dos concluintes da graduação, visando prioritariamente a continuidade de sua formação acadêmico-profissional, bem como atender à demanda da comunidade externa, cujas necessidades são permanentemente consideradas na instituição.