Marketing

Ato legal: Reconhecimento Renovado pela Portaria SeRES nº 267 de 3 de abril de 2017, publicada no D.O.U. de 04/04/2017.

Superior de Tecnologia em Marketing

Período:Noturno
Duração: 2 anos (Tecnólogo)


O Curso

Curso híbrido* de nível superior, com dois anos de duração, cuja matriz curricular inclui conhecimento de administração, de marketing e de vendas.

*Curso híbrido: curso formado pela junção de duas ou mais áreas do conhecimento como forma de atualizar a formação e ampliar o espaço no mercado de trabalho.

Objetivos do Curso

Formar profissionais de nível superior para supervisão, gerência e direção nas áreas de marketing e de vendas. O curso foca as questões comerciais ligadas à pesquisa, comportamento do consumidor, varejo e atacado, bem como as ferramentas de marketing para a elaboração de estratégias de vendas e fidelização de clientes.

Público Alvo

Interessados na carreira comercial; inclui também os supervisores, gerentes e diretores de marketing e de vendas interessados na atualização profissional.

Mercado de Trabalho

O Tecnólogo em Marketing é o profissional responsável pela elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Por dois anos ele estuda o mercado e as ferramentas técnicas para inovar, promover, posicionar marcas, definir e implementar estratégias de marketing e vendas. Atento às constantes mudanças, esse profissional estará apto a comunicar e criar relacionamentos com consumidores, antecipar tendências, aproveitar oportunidades de mercado e analisar riscos e os aspectos da legislação que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas de higiene e segurança dos produtos, questões tributárias e fiscais. Por isso o mercado de trabalho é tão promissor, pois as empresas (comércio, indústria e serviços, varejo ou atacado) necessitam de profissionais capazes de enfrentar a competitividade crescente. Na área de vendas esse profissional pode assumir as seguintes funções: Representante Comercial, Promotor de Vendas, Vendedor, Supervisor ou Gerente de Vendas, Assistente Administrativo de Vendas, Consultor Comercial, Estrategista de Negócios. Na área de marketing pode assumir as seguintes funções: Analista de Marketing, Assistente de Marketing, Assistente de Propaganda e Promoção, Consultor de Marketing, Estrategista de Marketing. O curso possibilita ainda aos formados a geração do próprio emprego, como consultor autônomo, representante comercial, pesquisador de mercado.

Coordenador do curso:
Tatiana Kawakami
Mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Cásper Líbero. Especialização em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM – Campinas. Graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP,

Grade Curricular

DISCIPLINASCH
Administração de Recursos Humanos80
Administração de Vendas e Negociação80
Administração Estratégica80
Com. Integrada e Mix Promocional80
Comportamento do Consumidor80
Comunicação Empresarial40
Criação e Comunicação Publicitária80
Direito Comercial e do Consumidor40
Disciplina Geral 180
Disciplina Geral 280
Disciplina Geral 380
Disciplina Geral 480
Empreendedorismo e Plano de Negócios80
Estratégia de Marketing80
Estratégia de Vendas para WEB80
Funções e Processos Administrativos80
Gestão Mercadológica80
LIBRAS (Optativa)40
Marketing de Varejo80
Marketing Digital80
Pesquisa de Marketing80
Projeto Integrador III80
Projeto Integrador I80
Projeto Integrador II80
Projeto Integrador IV80
Psicologia Aplicada80
Atividades Complementares60
TOTAL1980

Disciplinas Gerais (DGs

As Disciplinas Gerais (DGs) são aquelas que, pontualmente, irão abordar os conteúdos transversais como sustentabilidade e preceitos de preservação ambiental, relações étnico-raciais-culturais, cidadania, ética, inclusão e acessibilidade, leis e normas desta atividade profissional, atendendo os itens Dispositivos Legais e Normativos exigidos pelo MEC, além de atender a missão da instituição, fazendo a abordagem do empreendedorismo em disciplinas de negócios.

Estas disciplinas foram subdivididas em temas mais específicos e encontram-se reunidas em 04 eixos temáticos que correspondem a grandes áreas do conhecimento.

Na grade do curso, estas disciplinas estão numeradas de acordo com a quantidade de semestres existentes, sendo que em cada um deles será disponibilizada uma das temáticas da tabela abaixo.

As DGs serão consideradas disciplinas obrigatórias em todos os cursos da FAAL, sendo disponibilizadas semestralmente na modalidade semipresencial.

TransversaisCarga Horária
Eixo 1: Direitos HumanosCultura, Contextos e Identidade Brasileira80
Sociedade Contemporânea e Desenvolvimento Sustentável80
Eixo 2: CidadaniaÉtica, Cidadania e Responsabilidade Social80
Inovação, Tecnologia e Sociedade80
Eixo 3: NegóciosE-Commerce e Negócios Digitais80
Economia Criativa80
Eixo 4: ComunicaçãoConsumo, Estética e Cultura Midiática80
Comunicação e Informação80
TOTAL640

A instituição tem autonomia para alterar a grade curricular do curso. Ressalte-se que o aluno não tem direito adquirido no que tange à grade curricular, ou seja, não é obrigatório que a grade curricular inicialmente proposta não se altere ao longo do curso. ( Lei nº 9.394/1996/ Portaria Normativa nº 40/2007).