Marketing

Ato legal: Portaria SeRES nº 703 de 18 de dezembro de 2013, publicada no D.O.U. de 19/12/2013.

Superior de Tecnologia em Marketing

Período:Noturno
Duração: 2 anos (Tecnólogo)


O Curso

Curso híbrido* de nível superior, com dois anos de duração, cuja matriz curricular inclui conhecimento de administração, de marketing e de vendas.

*Curso híbrido: curso formado pela junção de duas ou mais áreas do conhecimento como forma de atualizar a formação e ampliar o espaço no mercado de trabalho.

Objetivos do Curso

Formar profissionais de nível superior para supervisão, gerência e direção nas áreas de marketing e de vendas. O curso foca as questões comerciais ligadas à pesquisa, comportamento do consumidor, varejo e atacado, bem como as ferramentas de marketing para a elaboração de estratégias de vendas e fidelização de clientes.

Público Alvo

Interessados na carreira comercial; inclui também os supervisores, gerentes e diretores de marketing e de vendas interessados na atualização profissional.

Mercado de Trabalho

O Tecnólogo em Marketing é o profissional responsável pela elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Por dois anos ele estuda o mercado e as ferramentas técnicas para inovar, promover, posicionar marcas, definir e implementar estratégias de marketing e vendas. Atento às constantes mudanças, esse profissional estará apto a comunicar e criar relacionamentos com consumidores, antecipar tendências, aproveitar oportunidades de mercado e analisar riscos e os aspectos da legislação que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas de higiene e segurança dos produtos, questões tributárias e fiscais. Por isso o mercado de trabalho é tão promissor, pois as empresas (comércio, indústria e serviços, varejo ou atacado) necessitam de profissionais capazes de enfrentar a competitividade crescente. Na área de vendas esse profissional pode assumir as seguintes funções: Representante Comercial, Promotor de Vendas, Vendedor, Supervisor ou Gerente de Vendas, Assistente Administrativo de Vendas, Consultor Comercial, Estrategista de Negócios. Na área de marketing pode assumir as seguintes funções: Analista de Marketing, Assistente de Marketing, Assistente de Propaganda e Promoção, Consultor de Marketing, Estrategista de Marketing. O curso possibilita ainda aos formados a geração do próprio emprego, como consultor autônomo, representante comercial, pesquisador de mercado.

Coordenador do curso:
Profa. Dra. Adriana Pessatte Azzolino
Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing/ Escola Superior de Propaganda e Marketing-ESPM-SP; Graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP; Especialista em Educação a Distância/SENAC – RJ; Especialista em História e Cultura/ UNIMEP;Mestrado em Educação / UNICAMP – FE; Doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo ; Pós-Doutorado no Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas/ DMM-IA UNICAMP. Avaliadora para cursos de Graduação e Institucional do MEC/INEP. Editora da Revista Multifaal.

Grade Curricular

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING - DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS80
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO80
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA80
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR80
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL40
COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING E MIX PROMOCIONAL80
CRIAÇÃO E COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA80
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CARREIRA80
DIREITO COMERCIAL E DO CONSUMIDOR40
ECONOMIA E MERCADOS80
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS80
ESTRATÉGIA DE MARKETING E VENDAS PARA WEB80
ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE80
FUNÇÕES E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS80
GESTÃO MERCADOLÓGICA I80
GESTÃO MERCADOLÓGICA II80
MARKETING DE VAREJO80
MARKETING DIGITAL80
PESQUISA DE MARKETING80
PROJETO INTEGRADOR I80
PROJETO INTEGRADOR II80
PROJETO INTEGRADOR III80
PROJETO INTEGRADOR IV80
PSICOLOGIA APLICADA80
SEMINÁRIOS AVANÇADOS DE MARKETING E VENDAS80
TOTAL DE HORAS DO CURSO1920

A instituição tem autonomia para alterar a grade curricular do curso. Ressalte-se que o aluno não tem direito adquirido no que tange à grade curricular, ou seja, não é obrigatório que a grade curricular inicialmente proposta não se altere ao longo do curso. ( Lei nº 9.394/1996/ Portaria Normativa nº 40/2007).