Marketing

Ato legal: Reconhecimento Renovado pela Portaria SeRES nº 267 de 3 de abril de 2017, publicada no D.O.U. de 04/04/2017.

Superior de Tecnologia em Marketing

Período:Noturno
Duração: 2 anos (Tecnólogo)


O Curso

Curso híbrido* de nível superior, com dois anos de duração, cuja matriz curricular inclui conhecimento de administração, de marketing e de vendas.

*Curso híbrido: curso formado pela junção de duas ou mais áreas do conhecimento como forma de atualizar a formação e ampliar o espaço no mercado de trabalho.

Objetivos do Curso

Formar profissionais de nível superior para supervisão, gerência e direção nas áreas de marketing e de vendas. O curso foca as questões comerciais ligadas à pesquisa, comportamento do consumidor, varejo e atacado, bem como as ferramentas de marketing para a elaboração de estratégias de vendas e fidelização de clientes.

Público Alvo

Interessados na carreira comercial; inclui também os supervisores, gerentes e diretores de marketing e de vendas interessados na atualização profissional.

Mercado de Trabalho

O Tecnólogo em Marketing é o profissional responsável pela elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Por dois anos ele estuda o mercado e as ferramentas técnicas para inovar, promover, posicionar marcas, definir e implementar estratégias de marketing e vendas. Atento às constantes mudanças, esse profissional estará apto a comunicar e criar relacionamentos com consumidores, antecipar tendências, aproveitar oportunidades de mercado e analisar riscos e os aspectos da legislação que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas de higiene e segurança dos produtos, questões tributárias e fiscais. Por isso o mercado de trabalho é tão promissor, pois as empresas (comércio, indústria e serviços, varejo ou atacado) necessitam de profissionais capazes de enfrentar a competitividade crescente. Na área de vendas esse profissional pode assumir as seguintes funções: Representante Comercial, Promotor de Vendas, Vendedor, Supervisor ou Gerente de Vendas, Assistente Administrativo de Vendas, Consultor Comercial, Estrategista de Negócios. Na área de marketing pode assumir as seguintes funções: Analista de Marketing, Assistente de Marketing, Assistente de Propaganda e Promoção, Consultor de Marketing, Estrategista de Marketing. O curso possibilita ainda aos formados a geração do próprio emprego, como consultor autônomo, representante comercial, pesquisador de mercado.

Coordenador do curso:
Tatiana Kawakami
Mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Cásper Líbero. Especialização em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM – Campinas. Graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP,

Grade Curricular

[table id=8 /]

A instituição tem autonomia para alterar a grade curricular do curso. Ressalte-se que o aluno não tem direito adquirido no que tange à grade curricular, ou seja, não é obrigatório que a grade curricular inicialmente proposta não se altere ao longo do curso. ( Lei nº 9.394/1996/ Portaria Normativa nº 40/2007).