Design de Moda

Ato Legal: Reconhecido pela Portaria SeRES nº 36 de 27 de janeiro de 2017, publicada no D.O.U. de 30/01/2017.

Período:Noturno

Duração: 2,5 anos (Tecnólogo)

O curso

O curso de Tecnologia em Design de Moda (tecnologia em nível superior) caracteriza-se como híbrido, ou seja, inclui conhecimentos de design de moda, artes, tecnologia têxtil e da confecção, marketing, produção de moda e tecnologias computacionais.

O curso tem como ênfase o empreendedorismo e a criação e objetiva formar um profissional capaz de atuar desenvolvendo e gerenciando projetos para a indústria têxtil e da confecção do vestuário, realizando desde o desenvolvimento sistemático de produtos (pesquisas de tendências, comportamento, público-alvo e mercado, cores, formas, texturas e acabamentos), até o desenvolvimento técnico de produtos, por meio da elaboração de portfólios e dossiês de moda, criação e construção de protótipos, modelos e suas representações gráficas, do desenho fashion ao técnico.

 

Objetivo geral

Formar profissionais competentes para atuarem na área de desenvolvimento, criação e gestão de design de moda, elaborando e desenvolvendo coleções, estamparias, joalheria e acessórios de moda competitivos para diversos segmentos do mercado, contemplando processos industriais e tecnológicos, sustentabilidade e inovação. O curso educa e prepara jovens profissionais a partir de referências culturais, conceitos da moda contemporânea, estéticas e tendências, para atender aos anseios do mercado consumidor de moda e serem designers empreendedores, equacionando fatores ergonômicos, estéticos, socioculturais, econômicos e tecnológicos, desenvolvendo atitudes que caracterizem uma atuação profissional ética, respeitando os valores de cidadania e responsabilidade social.

 

Metodologia

Aprendizagem vivencial nos laboratórios e ateliês de prática profissionais da FAAL; as aulas são oferecidas por meio de projetos integrados e metodologia da problematização; aulas práticas e estágio orientados para aquisição de experiência real no cotidiano do desenvolvimento de produto de moda.

 

Mercado de trabalho

• Criação de modelos em lojas de tecidos e ateliês personalizados;

• Escritórios de consultoria em moda, atuando como consultor, na área de criação de produtos e na criação de imagens para catálogos e revistas ou na assessoria de criação de imagem pessoal;

• Departamentos de criação de agências de comunicação ou de publicidade, atuando com a criação e a ilustração de imagem de moda;

• Editoras de jornais e revistas, atuando com criação e ilustração de imagens de moda e produtoras de vídeo e cinema, atuando com criação de imagens, que englobam a pesquisa e a construção de cenário e figurinos;

• E também atuar no mercado como autônomo, podendo, inclusive, abrir comércio com sua própria marca.

 

Coordenadora
Roseana Sathler Portes Pereira

Corsetière, Estilista e Figurinista (desde 2004). Docente na Faculdade de Administração e Artes de Limeira (2015, em atividade). Especialista em MBA em Gestão Empresarial (2017), Bacharel em Moda (2011). Especializada em corseteria, se dedica ao segmento desde 2004, quando deu início à confecção de espartilhos, fruto de sua pesquisa pessoal sobre a História do Vestuário. Atende ao público especializado desde 2005, ano em que inaugura as atividades de seu atelier, um dos primeiros do Brasil.

Grade Curricular

DISCIPLINASCH
Computação Aplicada à Moda160
Cor aplicada ao Design de Superfície80
Corte e Costura80
Desenho de Moda160
Disciplina Geral 180
Disciplina Geral 280
Disciplina Geral 380
Disciplina Geral 480
Disciplina Geral 580
Fotografia de Moda80
História da Arte e da Moda120
Laboratório de Design Sustentável80
Laboratório de Design, Criação e Estilo80
Laboratório de Modelagem160
Laboratório de Pesquisa de Tendência e Planejamento de Coleção80
Libras (Optativa)80
Modelagem Informatizada80
Moulage80
Observação, Expressão e Linguagem80
Produção de Moda e Desfile80
Projeto Integrador de Moda80
Sociedade e Consumo de Moda80
Tecnologia Têxtil40
Atividades Complementares100
TOTAL2100

Disciplinas Gerais (DGs

As Disciplinas Gerais (DGs) são aquelas que, pontualmente, irão abordar os conteúdos transversais como sustentabilidade e preceitos de preservação ambiental, relações étnico-raciais-culturais, cidadania, ética, inclusão e acessibilidade, leis e normas desta atividade profissional, atendendo os itens Dispositivos Legais e Normativos exigidos pelo MEC, além de atender a missão da instituição, fazendo a abordagem do empreendedorismo em disciplinas de negócios.

Estas disciplinas foram subdivididas em temas mais específicos e encontram-se reunidas em 04 eixos temáticos que correspondem a grandes áreas do conhecimento.

Na grade do curso, estas disciplinas estão numeradas de acordo com a quantidade de semestres existentes, sendo que em cada um deles será disponibilizada uma das temáticas da tabela abaixo.

As DGs serão consideradas disciplinas obrigatórias em todos os cursos da FAAL, sendo disponibilizadas semestralmente na modalidade semipresencial.

TransversaisCarga Horária
Eixo 1: Direitos HumanosCultura, Contextos e Identidade Brasileira80
Sociedade Contemporânea e Desenvolvimento Sustentável80
Eixo 2: CidadaniaÉtica, Cidadania e Responsabilidade Social80
Inovação, Tecnologia e Sociedade80
Eixo 3: NegóciosE-Commerce e Negócios Digitais80
Economia Criativa80
Eixo 4: ComunicaçãoConsumo, Estética e Cultura Midiática80
Comunicação e Informação80
TOTAL640

A instituição tem autonomia para alterar a grade curricular do curso. Ressalte-se que o aluno não tem direito adquirido no que tange à grade curricular, ou seja, não é obrigatório que a grade curricular inicialmente proposta não se altere ao longo do curso. ( Lei nº 9.394/1996/ Portaria Normativa nº 40/2007).