Design de Moda

Ato Legal: Reconhecido pela Portaria SeRES nº 36 de 27 de janeiro de 2017, publicada no D.O.U. de 30/01/2017.

Período:Noturno

Duração: 2,5 anos (Tecnólogo)

O curso

O curso de Tecnologia em Design de Moda (tecnologia em nível superior) caracteriza-se como híbrido, ou seja, inclui conhecimentos de design de moda, artes, tecnologia têxtil e da confecção, marketing, produção de moda e tecnologias computacionais.

O curso tem como ênfase o empreendedorismo e a criação e objetiva formar um profissional capaz de atuar desenvolvendo e gerenciando projetos para a indústria têxtil e da confecção do vestuário, realizando desde o desenvolvimento sistemático de produtos (pesquisas de tendências, comportamento, público-alvo e mercado, cores, formas, texturas e acabamentos), até o desenvolvimento técnico de produtos, por meio da elaboração de portfólios e dossiês de moda, criação e construção de protótipos, modelos e suas representações gráficas, do desenho fashion ao técnico.

 

Objetivo geral

Formar profissionais competentes para atuarem na área de desenvolvimento, criação e gestão de design de moda, elaborando e desenvolvendo coleções, estamparias, joalheria e acessórios de moda competitivos para diversos segmentos do mercado, contemplando processos industriais e tecnológicos, sustentabilidade e inovação. O curso educa e prepara jovens profissionais a partir de referências culturais, conceitos da moda contemporânea, estéticas e tendências, para atender aos anseios do mercado consumidor de moda e serem designers empreendedores, equacionando fatores ergonômicos, estéticos, socioculturais, econômicos e tecnológicos, desenvolvendo atitudes que caracterizem uma atuação profissional ética, respeitando os valores de cidadania e responsabilidade social.

 

Metodologia

Aprendizagem vivencial nos laboratórios e ateliês de prática profissionais da FAAL; as aulas são oferecidas por meio de projetos integrados e metodologia da problematização; aulas práticas e estágio orientados para aquisição de experiência real no cotidiano do desenvolvimento de produto de moda.

 

Mercado de trabalho

• Criação de modelos em lojas de tecidos e ateliês personalizados;

• Escritórios de consultoria em moda, atuando como consultor, na área de criação de produtos e na criação de imagens para catálogos e revistas ou na assessoria de criação de imagem pessoal;

• Departamentos de criação de agências de comunicação ou de publicidade, atuando com a criação e a ilustração de imagem de moda;

• Editoras de jornais e revistas, atuando com criação e ilustração de imagens de moda e produtoras de vídeo e cinema, atuando com criação de imagens, que englobam a pesquisa e a construção de cenário e figurinos;

• E também atuar no mercado como autônomo, podendo, inclusive, abrir comércio com sua própria marca.

 

Coordenadora
Roseana Sathler Portes Pereira

Corsetière, Estilista e Figurinista (desde 2004). Docente na Faculdade de Administração e Artes de Limeira (2015, em atividade). Especialista em MBA em Gestão Empresarial (2017), Bacharel em Moda (2011). Especializada em corseteria, se dedica ao segmento desde 2004, quando deu início à confecção de espartilhos, fruto de sua pesquisa pessoal sobre a História do Vestuário. Atende ao público especializado desde 2005, ano em que inaugura as atividades de seu atelier, um dos primeiros do Brasil.

Grade Curricular

[table id=23 /]

A instituição tem autonomia para alterar a grade curricular do curso. Ressalte-se que o aluno não tem direito adquirido no que tange à grade curricular, ou seja, não é obrigatório que a grade curricular inicialmente proposta não se altere ao longo do curso. ( Lei nº 9.394/1996/ Portaria Normativa nº 40/2007).