Design de Interiores

Ato legal: Portaria MEC – SERES Nº 444, DE 1º DE NOVEMBRO DE 2011
Publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 03 de novembro de 2011 (quinta-feira) – Seção 1 – Pág. 39/40
Superior de Tecnologia em Design de Interiores

Período:Noturno
Duração: 2,5 anos (Tecnólogo)


O Curso

É um curso Superior de Tecnologia em DESIGN DE INTERIORES, ou seja, uma graduação tecnológica de nível superior, com 2 (dois) anos de duração, cuja matriz curricular se caracteriza como curso híbrido*, ou seja, inclui conhecimentos de áreas como Arquitetura, Paisagismo, Design Gráfico e de Produto, Artes Visuais, Decoração e Publicidade e Propaganda. O aluno do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores da FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira, será capaz de projetar ambientes de forma criativa e inovadora considerando as tendências contemporâneas. O aluno aprenderá técnicas da Arquitetura e do Design, bem como os procedimentos de execução de projetos de Design de Interiores, considerando questões de beleza, qualidade, segurança e economia.

*Curso híbrido: curso formado pela junção de duas ou mais áreas do conhecimento como forma de atualizar a formação e ampliar o espaço no mercado de trabalho.

Objetivos do Curso

Formar profissionais altamente qualificados para desenvolver projetos de Design de Interiores, que saibam representar graficamente suas idéias e apresentar com qualidade a seus clientes atuando com profissionalismo, liderança e ética no mercado. O profissional formado deve ter segurança para escolher os materiais mais adequados à execução de seu projeto bem como das tecnologias e dos procedimentos construtivos. E ainda:

  • Proporcionar competências (saber), habilidades (fazer) e atitudes profissionais para o exercício profissional do designer de interiores;
  • Internalizar conceitos teóricos que orientem a execução das atividades inerentes à profissão por meio de aprendizado contínuo e auto-desenvolvimento;
  • Proporcionar qualificação técnica e experiência para a prática profissional;
  • Internalizar valores éticos, sociais, humanistas e ambientais condizentes com o exercício profissional.

Metodologia

Aprendizagem a partir de projetos interdisciplinares, com projetos que integram todas as disciplinas, com o objetivo de uma prática vivencial, realizando trabalhos práticos desde o primeiro semestre do curso, com experiências de clientes reais, tendo como apoio os laboratórios de práticas da FAAL.

Público Alvo

Interessados em Design de Interiores, Decoração, Arquitetura, Paisagismo, Fotografia, Desenho de Apresentação, Desenho à Mão Livre, Artes Visuais, Maquetes Eletrônicas 3D, Desenho no Computador, Comunicação Visual, Marketing, História da Arte, da Arquitetura e do Design, Moda e Tendências, Tecnologias Computacionais e Design Sustentável.

Mercado de Trabalho

Noventa por cento de nossas vidas se passam no interior de ambientes construídos — os espaços nos quais comemos, dormimos, trabalhamos e nos divertimos. O foco central da atuação de um Designer de Interiores é o aspecto humano desses ambientes: planejamento do espaço, padrões de circulação, assim como as cores, a iluminação, as superfícies e mobiliário que tornam o ambiente confortável para viver, trabalhar e se divertir. Os cursos de Design de Interiores devem preparar o aluno para o mercado, combinando aspectos práticos e teóricos. O campo de atuação do Designer de Interiores, de maneira mais ampla, engloba a atuação em Escritórios de Arquitetura, Engenharia e Design, ou como consultor independente. Esse profissional está habilitado a trabalhar em prefeituras, construtoras, empreiteiras, museus, galerias de arte, fábricas de luminárias, de móveis e de cerâmica; lojas de decoração, material de iluminação; podendo atuar como Designer de Interiores em empresas, comércio e residências particulares em geral. Especificamente nas pequenas e médias empresas, comerciais e industriais, que são a maioria no nosso país e na região, esses recursos humanos nos ajudariam a melhorar o seu desempenho mercadológico, aumentando ainda a qualidade de vida e de trabalho, através de projetos de Design de Interiores condizentes com necessidades e perspectivas específicas.

O que estuda

Desenho Arquitetônico, Desenho auxiliado por computador (CAD), Arte, História e Teoria da Arquitetura, do Design e da Arte, Tecnologia dos Materiais, Instalações Prediais, Materiais de Acabamento, Cores e Tendências, Iluminação, Paisagismo, Fotografia, Sustentabilidade Ambiental, Tecnologias Computacionais, Marketing e PPrática Profissional, com a prática estruturada nas disciplinas de Projeto presentes em todos os semestres do curso.

Coordenadora do curso:
Profª. Ms. Melissa Bellan

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2002). Mestre pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP (2006-2009), com o tema Coordenação de Projetos de Edifícios, na área de Arquitetura e Tecnologia. Atualmente leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson – UNAR, onde também é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Grade Curricular

DISCIPLINASCH
Cor e Tendências em Decoração de Interiores40
Desenho Arquitetônico120
Design de Ambientes Corporativos80
Design de Ambientes Residenciais80
Design de Ambientes Temporários80
Design Sustentável80
Disciplina Geral 180
Disciplina Geral 280
Disciplina Geral 380
Disciplina Geral 480
Disciplina Geral 580
Ergonomia e Mobiliário80
Estética e História da Arte80
Fotografia (optativa)80
Fundamentos da Arte e do Design80
Instalações Prediais e Sistemas Construtivos80
LIBRAS (optativa)80
Luminotécnica e Conforto Ambiental80
Marketing e Empreendedorismo80
Materiais de Acabamento80
Observação, Expressão e Linguagem80
Paisagismo80
Portfólio40
Prática profissional40
Projeto Integrador II80
Representação Gráfica Digital I80
Representação Gráfica Digital II80
Atividades Complementares100
TOTAL2100

Disciplinas Gerais (DGs

As Disciplinas Gerais (DGs) são aquelas que, pontualmente, irão abordar os conteúdos transversais como sustentabilidade e preceitos de preservação ambiental, relações étnico-raciais-culturais, cidadania, ética, inclusão e acessibilidade, leis e normas desta atividade profissional, atendendo os itens Dispositivos Legais e Normativos exigidos pelo MEC, além de atender a missão da instituição, fazendo a abordagem do empreendedorismo em disciplinas de negócios.

Estas disciplinas foram subdivididas em temas mais específicos e encontram-se reunidas em 04 eixos temáticos que correspondem a grandes áreas do conhecimento.

Na grade do curso, estas disciplinas estão numeradas de acordo com a quantidade de semestres existentes, sendo que em cada um deles será disponibilizada uma das temáticas da tabela abaixo.

As DGs serão consideradas disciplinas obrigatórias em todos os cursos da FAAL, sendo disponibilizadas semestralmente na modalidade semipresencial.

TransversaisCarga Horária
Eixo 1: Direitos HumanosCultura, Contextos e Identidade Brasileira80
Sociedade Contemporânea e Desenvolvimento Sustentável80
Eixo 2: CidadaniaÉtica, Cidadania e Responsabilidade Social80
Inovação, Tecnologia e Sociedade80
Eixo 3: NegóciosE-Commerce e Negócios Digitais80
Economia Criativa80
Eixo 4: ComunicaçãoConsumo, Estética e Cultura Midiática80
Comunicação e Informação80
TOTAL640

A instituição tem autonomia para alterar a grade curricular do curso. Ressalte-se que o aluno não tem direito adquirido no que tange à grade curricular, ou seja, não é obrigatório que a grade curricular inicialmente proposta não se altere ao longo do curso. ( Lei nº 9.394/1996/ Portaria Normativa nº 40/2007).