Administração

Ato legal: Reconhecido Portaria SeRES nº 703 de 18 de dezembro de 2013, publicada no D.O.U. de 19/12/2013.

Período: Noturno
Duração: 4 anos (Bacharelado)


O curso

O curso é híbrido*, possui disciplinas de Administração Estratégica; Administração Financeira; Administração Mercadológica; Administração Orçamentária e Controladoria; Administração da Produção e Materiais; Administração de Recursos Humanos; Administração do Sistema de Informações; Administração de Serviços; Direito; Economia; Logística e Matemática Financeira. Com essa característica, as possibilidades de emprego são ampliadas, permitindo aos profissionais formados pela FAAL atuarem em diversos segmentos do mercado de trabalho. O Curso Superior de Administração da Faculdade de Administração e Artes de Limeira visa formar pessoas com perfil flexível, sem medo de enfrentar desafios e mudanças, buscando formar o profissional íntegro, ético, líder e profundo questionador do status quo vigente

*Curso híbrido: curso formado pela junção de duas ou mais áreas do conhecimento como forma de atualizar a formação e ampliar o espaço no mercado de trabalho, concilia disciplinas da engenharia de produção (produção, logística e qualidade e materiais), da psicologia (administração de pessoal, recursos humanos e outras), da economia (finanças, estatística aplicada, matemática financeira) e outras.

Mercado de Trabalho

  O campo de trabalho do administrador é um dos mais amplos do mercado, permite que ele tenha formação geral e ou especializada sem comprometer o espaço de atuação. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas e produtos finais. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços.  Pode também o Administrador abrir negócio próprio, como empreendedor, ou trabalhar em empresas de consultoria e auditoria são outras possibilidades. Sul e Sudeste têm as melhores oportunidades, mas há trabalho em todo o país. A maioria das empresas contrata o profissional ainda durante a graduação como trainee; muitos são efetivados depois de formados.

Atividades Complementares

Contando com Resolução do Conselho Superior – CONSUP para regulamentar a temática, as atividades complementares correspondem às atividades extracurriculares que possibilitam ao aluno adquirir conhecimentos de interesse para sua formação pessoal e profissional, reconhecidos por meio de avaliação e que constituem um meio de ampliação de seu currículo, com experiências e vivências acadêmicas internas e/ou externas ao curso.  A realização da carga horária mínima de 120 horas é um dos requisitos para que o graduando em Administração cole grau.

As Atividades Complementares têm a finalidade de enriquecer o processo ensino-aprendizagem, privilegiando:

a)                 A complementação da formação social e profissional;

b)                 As atividades de disseminação de conhecimentos e prestação de serviços;

c)                  As atividades de assistência acadêmica e de iniciação científica e tecnológica;

d)                 As atividades desenvolvidas no âmbito de programas de difusão cultural

As Atividades Complementares compreendem três categorias: Atividades de Ensino, Atividades de Pesquisa e Atividades de Extensão.

 Estágio Curricular

O Estágio Curricular é regulamentado pela Lei nº 11.788/2008 e tem por objetivo colocar o estudante em contato com o ambiente real de trabalho, através da prática de atividades técnicas, pré-profissionais.

O Estágio Curricular do Curso Superior de Administração possui regulamento próprio, e é um dos requisitos para a colação de grau no curso, devendo ser realizado a partir da segunda metade do curso, ou seja, a partir 5º período, caracterizando que o aluno já possui conhecimentos básicos na área Administrativa. A carga horária mínima exigida é de 440 horas.

O Estágio Curricular deve proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem, e planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com os currículos, programas e calendário escolar. Dessa forma, o estágio deve se constituir em instrumento de integração, de aperfeiçoamento técnico-científico e de relacionamento humano.

A oportunidade de conhecer e experimentar situações reais dentro das organizações através do estágio possibilita um ganho extraordinário quanto ao aprendizado, avaliação do mercado do trabalho, ampliação da visão do universo de sua profissão, estabelecimento de relacionamentos profissionais e até mesmo, a possibilidade de uma contratação pela empresa.

Atendendo à Legislação vigente e ao Projeto Pedagógico Institucional da Faculdade, seu acompanhamento sistemático é obrigatório através da orientação de um professor selecionado para integrar a escola e o aluno à empresa.

Veja abaixo os documentos para estágio.

Coordenador do curso:

Fernando Jerônimo Neto
Mestre em Administração de Empresas – UNIMEP – (2009)
MBA Marketing – UNIMEP (2005)
Graduado em Administração de Empresas – UNISAL (2003)

Experiência com mais de 15 anos na área comercial, setor bancário, sendo responsável pela gestão e administração da unidade de atendimento, executando atribuições de desenvolvimento e expansão, efetuando visitas de manutenção e de conquista de clientes, efetivando negócios, prestando consultoria em investimentos, empréstimos e seguros, bem como gerindo a equipe da unidade de atendimento em ações que envolvam seleção, avaliações e desenvolvimento da equipe. Consultor Empresarial na área de Marketing e Recursos Humanos.  No setor acadêmico: Professor universitário, Coordenador de CPA, Coordenador de Projetos Sociais, Presidente de NDE, exercendo também a função de coordenador de cursos: Administração, Tecnologia em Gestão da Qualidade e Tecnologia em Recursos Humanos.

Grade Curricular

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO - DISCIPLINASCARGA HORÁRIA
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E RECURSOS MATERIAIS80
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I80
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II80
ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS80
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO80
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA80
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I80
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II80
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I80
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II80
ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E CONTROLADORIA80
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I60
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II60
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL80
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL80
CONTABILIDADE GERAL80
CONTABILIDADE GERENCIAL80
ELETIVA I80
ELETIVA II80
ELETIVA III80
ELETIVA IV80
ELETIVA V80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I110
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II110
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III110
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV110
ESTATÍSTICA I80
ESTATÍSTICA II80
FILOSOFIA, ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL80
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO80
INTRODUÇÃO AO DIREITO80
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICAS80
LOGÍSTICA80
MACROECONOMIA80
MATEMÁTICA FINANCEIRA80
MATEMÁTICA I80
MATEMÁTICA II80
MÉTODOS QUANTITATIVOS80
MICROECONOMIA80
PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO80
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO80
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO80
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO I80
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO II80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO80
Total de horas do curso3680

A instituição tem autonomia para alterar a grade curricular do curso. Ressalte-se que o aluno não tem direito adquirido no que tange à grade curricular, ou seja, não é obrigatório que a grade curricular inicialmente proposta não se altere ao longo do curso. ( Lei nº 9.394/1996/ Portaria Normativa nº 40/2007).

Documentos para estágio