COLAÇÃO DE GRAU

Colação de Grau da FAAL

Colação de grau é ato oficial de conclusão de curso, a Faculdade de Administração e Artes de Limeira organiza junto a uma empresa especializada a sessão solene e pública, para a outorga do grau aos formandos, de acordo com o curso que tiver concluído, em dia e horário previamente fixados, sob a presidência do Diretor ou autoridade por ele designada por ato oficial.

Importante ler a Resolução 021/2014 para maiores informações (clique para ver).

COLAÇÃO DE GRAU PARA FORMANDOS EM 2016-2:

16/03/2017 (quinta-feira) – Cursos de Tecnologia
17/03 /2017(sexta-feira) – Cursos de Bacharelado e Licenciatura

LOCAL: Spazio Di Roma. Rua General Rondon, 2575, Jardim Celina. Limeira-SP

Veja o mapa

Importante:

  • O horário da Cerimônia será às 19h, mas os formandos deverão estar no local às 18h.
  • Você pode levar 10 convidados, como familiares e amigos, é fundamental que você retire os convites para convidados antecipadamente.
  • A escolha da roupa fica a critério do formando, durante a cerimônia vocês usarão a beca com a faixa na cor do curso.
  • Todos as fotos são de exclusividade da empresa Millenium Formaturas.

Obs.: Não há custo para a cerimônia

PERGUNTAS FREQUENTES:

COMO RECEBO MEU DIPLOMA E EM QUANTO TEMPO?
É de responsabilidade da Faal confeccionar e emitir o diploma. O prazo para que o documento esteja pronto é de 06 (seis) a 12 (doze) meses, a contar da data da colação de grau, desde que a documentação do concluinte esteja sem pendências na Instituição de Ensino. O aluno, ou seu procurador legal, deverá se dirigir à secretaria para retirar seu diploma. A Faal entra em contato com o aluno quando o diploma estiver pronto.

COMO SABER SE O MEU NOME ESTÁ NA LISTA DE FORMANDOS?
Todos os prováveis formandos deverão procurar a Secretaria para verificar se estão aptos a participar da cerimônia. Alunos com disciplinas em aberto não colam grau. Alunos com pendência de documentação terão prazo para a devida regularização e só poderão retirar os convites após o cumprimento de todas as exigências.

POSSO PARTICIPAR DA CERIMÔNIA JUNTO COM MEUS COLEGAS, MESMO NÃO TENDO SIDO APROVADO EM TODAS AS DISCIPLINAS DA GRADE CURRICULAR?
Não. Conforme o Regimento de Colação de Grau, somente poderão participar da cerimônia oficial e colar grau os alunos que tiverem cumprido todas as exigências acadêmicas relativas à grade curricular, incluindo atividades complementares, estágio, trabalhos de conclusão de curso – TCC e participação no ENADE.

QUANTO DEVO PAGAR PELA CERIMÔNIA OFICIAL OFERECIDA PELA FACULDADE?
Nada. A cerimônia é gratuita para os formandos.

A FAAL OFERECE TAMBÉM A FESTA COMEMORATIVA APÓS A COLAÇÃO?
Não. A FAAL é responsável apenas pela cerimônia oficial de colação de grau.

POSSO CONTRATAR UMA EQUIPE PROFISSIONAL PARA FOTOGRAFAR E FILMAR MINHA FORMATURA?
Não. Apenas equipamentos pessoais terão livre acesso ao evento e poderão ser utilizados em todo o salão, com restrição apenas para o palco e bastidores e pontos de fotos montados pela empresa especializada, garantindo assim o bom andamento da cerimônia.

COMO FUNCIONAM AS COMISSÕES DE FORMATURA? PARA QUE SERVEM?

As comissões de formatura são o canal para integração das turmas com o Setor da Secretaria Acadêmica, é através delas que são passadas e recebidas as informações referentes às colações. É de responsabilidade das comissões:

· Manter informada a Secretaria Acadêmica de TODAS as questões referentes à Colação de Grau, oficializando o nome do paraninfo, do patrono, dos professores e funcionários homenageados, do orador e do responsável pela leitura do juramento;

· Comunicar aos colegas formandos as orientações referentes ao ato de Colação de Grau;

· Convidar os homenageados, patrono, paraninfo, professores e funcionários até 30 (trinta) dias antes da solenidade e enviar à Secretaria da FAAL (e não a outros setores) uma lista com seus NOMES COMPLETOS – SEM ABREVIATURA. A partir dessa listagem, o setor- Secretaria- oficializará o convite, orientando os homenageados por meio do site da Faal sobre as normas da solenidade.

QUANTO ÀS HOMENAGENS E MENSAGENS, COMO ESCOLHEMOS?
A quantidade de professores escolhidos para as homenagens será determinada de acordo com o curso. Informamos ainda que os cursos com número inferior ou igual a cinco alunos não têm direito a homenageados e orador.

São os formandos dos cursos que fazem a escolha dos homenageados.

Patrono
Ele não precisa, necessariamente, ser membro do corpo docente da FAAL. O patrono não discursa na solenidade, seu papel é fazer a entrega simbólica do canudo. Se ele não integrar o corpo docente da FAAL, seu contato e endereço devem ser fornecidos a Secretaria da Faculdade, com 20 (vinte) dias de antecedência à cerimônia.

Paraninfo
Este deve ser integrante do corpo docente ou de cargo administrativo, e devem estar em exercício na FAAL. É ele quem discursa na solenidade.

Professores e funcionário homenageados
Estes podem estar em exercício na FAAL ou não.

Orador
É permitido somente 01 (um) orador.

A mensagem a ser lida pelo formando deverá ser de 01 (uma) LAUDA, máximo de 280 PALAVRAS, papel A4, fonte Arial – tamanho 14, espaçamento 1,5, justificado, margens superiores 3,0 cm e inferiores 2,0 cm e encaminhada Secretaria da FAAL até 20 (vinte) dias úteis antes da data da Colação de Grau. Não serão aceitas mensagens fora dos padrões e fora do prazo estipulado.

Juramento
Somente UM FORMANDO poderá fazer a leitura do juramento, ou seja, é permitido UM JURAMENTISTA. No caso dos cursos que tiverem o mesmo juramento só haverá um representante para a leitura.

COMO FAÇO PARA RETIRAR MEUS CONVITES? QUANTAS PESSOAS POSSO CONVIDAR?

A responsabilidade pela elaboração e produção dos convites da colação de grau é da empresa contratada pela FAAL, caso os formandos queiram um convite mais elaborado fica a critério de cada turma a elaboração e o pagamento dos mesmos.

É de responsabilidade da turma a distribuição dos convites para o patrono, paraninfo, professores e funcionários homenageados.

Cada formando tem direito a receber/convidar até 6 (seis) pessoas (formando não conta). A entrega dos convites é de responsabilidade da instituição, a retirada deverá ser feita no dia da reunião exclusivamente pelos formandos.