COLAÇÃO DE GRAU

Colação de Grau da FAALColação de grau é ato oficial de conclusão de curso, a Faculdade de Administração e Artes de Limeira organiza junto a uma empresa especializada a sessão solene e pública, para a outorga do grau aos formandos, de acordo com o curso que tiver concluído, em dia e horário previamente fixados, sob a presidência do Diretor ou autoridade por ele designada por ato oficial. 

Conforme Regimento Interno:

Art. 123 – O ato de colação de grau e de outorga de título acadêmico aos concluintes dos cursos da Faculdade é realizado em sessão solene pública, da qual será lavrada ata presidida pelo Diretor Geral ou, por sua delegação, por autoridade acadêmica, em dia, local e hora previamente fixados pela instituição, sendo obrigatória a presença dos formandos, os quais prestarão compromisso de praxe.

  • 1º – A organização do ato solene de colação de grau é de responsabilidade da Faculdade de Administração e Artes de Limeira.
  • 2º – Ao concluinte que não comparecer a sessão solene de colação de grau, se o requerer, o grau será conferido em ato simples, na presença do Diretor Geral ou a quem o mesmo delegar, de dois professores, com compromisso de praxe e lavratura da ata, em local e hora pré-determinada pelo Diretor Geral.

PROVIDÊNCIAS LEGAIS A colação de grau do aluno somente será possível se o aluno estiver com a documentação completa e atualizada na faculdade. Ou seja:

RG;

CPF;

Certidão de Nascimento ou Casamento;

Certidão de Reservista (se masculino);

Título de eleitor;

Certificado de Conclusão do Ensino Médio e respectivo histórico escolar.

Não poderá participar do ato de colação de grau, mesmo que de forma simbólica, o aluno que não estiver com sua vida acadêmica regularizada, ou seja, ele deve estar sem nenhuma pendência, seja de documentação ou pedagógica (nota e frequência).

A ESCOLHA DO PARANINFO O paraninfo deverá ser escolhido mediante votação, ele será o único homenageado do seu curso. Sugere-se que o paraninfo seja alguém que tenha alguma relação com o curso, um professor ou o próprio coordenador. Caberá ao representante de sala comunicar ao paraninfo a escolha de seu nome e repassar à secretaria no email atendimento@faal.com.br. No dia da colação de grau, lhe será concedido um espaço de 5 minutos para discurso, caso queira. (Cabe aos alunos informá-lo a respeito através de convite).

A ESCOLHA DO JURAMENTISTA Somente 1 aluno por noite fará o juramento, esta escolha deverá ser realizada de comum acordo e o nome do juramentista deverá ser encaminhado á secretaria. Caso não haja um consenso a coordenação e secretaria poderão escolher levando em conta a dicção, participação do aluno no decorrer do curso.

ORADOR Os alunos deverão escolher por votação, o orador. O orador deverá elaborar o seu discurso com antecedência, deve submetê-lo à apreciação dos colegas. Após definição do texto, deve ser enviada uma cópia para a secretaria atendimento@faal.com.br, 15 dias antes do evento. A duração do discurso deverá ser de, no máximo, 3 minutos.

HOMENAGENS Durante a cerimônia haverá homenagens aos mestres, pais e a Deus. Cada curso deverá indicar um aluno para realizar uma das homenagens. O aluno será o responsável pela elaboração da mensagem e a leitura. Os textos deverão ser entregues 15 dias antes do evento por e-mail.

CONVITES Cada aluno receberá 5 convites, os mesmos deverão ser retirados na secretaria da faculdade 15 dias antes do evento.

DATAS, LOCAIS, HORÁRIOS A data da colação de grau está prevista em calendário acadêmico. A solenidade terá início às 19h30, no entanto o formando deverá chegar as 18h30, para que tenham tempo de vestir a beca, tirar as fotos oficiais e assinar a documentação. O local será confirmado no mês do evento.

VESTES TALARES As vestes talares (becas, togas, faixas, capelo…) serão emprestadas, para uso durante a cerimônia, sem qualquer custo. A veste deverá ser devolvida ao final da solenidade.

CERIMÔNIA E PROTOCOLO O ato de colação de grau deverá ser presidido pelo Diretor da Faculdade. Somente o diretor, coordenadores e paraninfos formarão a mesa de honra. Antes do início da colação de grau, será executado, obrigatoriamente, o Hino Nacional. Caberá ao Mestre de Cerimônia nominar as autoridades, de acordo com a ordem que ocuparem na mesa solene, bem como dar a sequência a solenidade. Cabe a secretária da Faculdade colher as assinaturas dos formandos na ata, minutos antes da solenidade de colação.

Parabéns e sucesso!

PERGUNTAS FREQUENTES:

COMO SABER SE O MEU NOME ESTÁ NA LISTA DE FORMANDOS?
Todos os prováveis formandos deverão procurar a Secretaria para verificar se estão aptos a participar da cerimônia. Alunos com disciplinas em aberto não colam grau. Alunos com pendência de documentação terão prazo para a devida regularização e só poderão retirar os convites após o cumprimento de todas as exigências.

POSSO PARTICIPAR DA CERIMÔNIA JUNTO COM MEUS COLEGAS, MESMO NÃO TENDO SIDO APROVADO EM TODAS AS DISCIPLINAS DA GRADE CURRICULAR?
Não. Conforme o Regimento de Colação de Grau, somente poderão participar da cerimônia oficial e colar grau os alunos que tiverem cumprido todas as exigências acadêmicas relativas à grade curricular, incluindo atividades complementares, estágio, trabalhos de conclusão de curso – TCC e participação no ENADE.

QUANTO DEVO PAGAR PELA CERIMÔNIA OFICIAL OFERECIDA PELA FACULDADE?
Nada. A cerimônia é gratuita para os formandos.

A FAAL OFERECE TAMBÉM A FESTA COMEMORATIVA APÓS A COLAÇÃO?
Não. A FAAL é responsável apenas pela cerimônia oficial de colação de grau.

POSSO CONTRATAR UMA EQUIPE PROFISSIONAL PARA FOTOGRAFAR E FILMAR MINHA FORMATURA?
Não. Apenas equipamentos pessoais terão livre acesso ao evento e poderão ser utilizados em todo o salão, com restrição apenas para o palco e bastidores e pontos de fotos montados pela empresa especializada, garantindo assim o bom andamento da cerimônia.

 

QUANTO ÀS HOMENAGENS E MENSAGENS, COMO ESCOLHEMOS?
Será escolhido um professor homenageado por curso. São os formandos dos cursos que fazem a escolha dos homenageados.

 

 

COMO FAÇO PARA RETIRAR MEUS CONVITES? QUANTAS PESSOAS POSSO CONVIDAR?

A responsabilidade pela elaboração e produção dos convites da colação de grau é da empresa contratada pela FAAL, caso os formandos queiram um convite mais elaborado fica a critério de cada turma a elaboração e o pagamento dos mesmos.

É de responsabilidade da turma a distribuição dos convites para o patrono, paraninfo, professores e funcionários homenageados.

Cada formando tem direito a receber/convidar até 6 (seis) pessoas (formando não conta). A entrega dos convites é de responsabilidade da instituição, a retirada deverá ser feita no dia da reunião exclusivamente pelos formandos.