4º GIEM-  GESTÃO DA INOVAÇÃO EMPREENDEDORA

Programação    |    Expediente |    Anais [ISSN 2526-3439]: edição atual 2016       |       Edições Anteriores      |     Fotos

Dias 07 e 08 de novembro de 2017

Das 19h às 22h30

Apresentação

A formação empreendedora implica o desenvolvimento de valores, atitudes, ideias e comportamentos empreendedores, assim como a capacidade de identificar oportunidades. E, por se tratar de um programa que se desenvolve em um ambiente de ensino-aprendizagem é importante o papel do docente de estabelecer um equilíbrio entre o papel de facilitador do processo de aprendizagem e de professor, de troca de experiências, na condição de auxiliares do discente, mediadores no processo de aprender a empreender. Invertem-se em muitas ocasiões os papéis, onde os alunos são os agentes de geração de conhecimento individualizado e o professor o indutor o processo do autoaprendizado.

O tema gestão e empreendedorismo está presente em todos os Projetos Pedagógicos de Curso da instituição, porém, no GIEM, participam, especificamente, os cursos de Marketing, Processos Gerenciais, Recursos Humanos e Administração.

Expediente

Comissão Organizadora

  • Profa. Dra.Adriana Pessatte Azzolino( professor-organizador e coordenação científica)
  • Prof.Esp. Anderson Ferreira ( professor-orientador de projeto)
  • Prof. MSc.Fernando Jerônimo Neto ( coordenador de curso)
  • Profa. MSc. Maria Isabel Okamoto( professor-orientador de projeto)
  • Prof. MSc. Rogério Kawakami ( professor-orientador  de projeto)
  • Prof. MSc.Décio Henrique Franco  ( professor-orientador de projeto)
  • Profa. MSc. Tatiane Kawakami ( professor-organizador Meu Quase Negócio e alunos do NIM)
  • Prof. MSc. Antonio José de Barros( professor-colaborador)

Periodicidade

  • Publicação anual

Idioma

  • Português

Instituição

  • Faculdade de Administração e Artes de Limeira
  • Departamento/Cursos
    Curso de Administração
    Curso de Processos Gerenciais
    Curso de Gestão de Recursos Humanos
    Curso de Marketing
  • Endereço: Av. Engenheiro Antonio Eugênio Lucatto, 2515
    Vila Camargo CEP 13486-085 Limeira -SP

Professores orientadores

Prof. Esp. Anderson Ferreira (Processos Gerenciais,

Profa. Mestranda Maria Isabel Okamoto (Recursos Humanos),

Prof. Mestre  Rogério Kawakami ( Marketing) ,

Prof. Dr. Décio Henrique Franco ( Administração).

Direção Acadêmica

Profa. Dra. Adriana Pessatte Azzolino( Direção Acadêmica)

Público alvo

Comunidade Interna e externa

Público – alvo

Comunidade Interna e externa

Objetivo

  • O GIEM possui como principal objetivo a apresentação e divulgação dos resultados dos projetos inovadores, desenvolvidos pelos alunos da Faal e orientados pelos professores nas disciplinas de Projetos Integradores/Práticas Pré Profissionais, dos cursos Superiores de Tecnologia em Marketing, Recursos Humanos e Processos Gerenciais  e do Curso de Administração ( Bacharelado) na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. Práticas que ocorrem ao longo do semestre e presentes em todos os Projetos Pedagógicos de Cursos. Estas apresentações acorrem através de Painéis, com formatação/padrão científico, conforme Normas da ABNT. Todos os papers apresentados nos corredores integram a publicação digital(ANAIS DO EVENTO ISSN 2526-3439   , acesse http://www.faal.com.br/giem/ )

A mostra MEU QUASE NEGÓCIO, que acontece em paralelo ao GIEM, tem como objetivo identificar e dar oportunidade aos alunos da instituição que já possuem algum tipo de negócio e muitas vezes estão na informalidade e precisam de orientação de mercado. Para participar é preciso preencher uma ficha de inscrição e redigir um texto de, no máximo, 20 linhas sobre a característica do seu negócio e o quê significa empreender. Esta mostra é coordenada por alunos do curso de Marketing e do NIM-Núcleo de Inteligência de Marketing sob supervisão da Profa Me. Tatiana Kawakami e funciona no espaço da Incubadora de Ideias FAAL.

 

Objetivos Específicos

  • Permitir aos alunos conhecerem o que está sendo realizado e construído dentro do próprio curso e dos demais cursos e nas demais disciplinas;
  • Promover o intercâmbio de ideias entre alunos;
  • Permitir aos alunos atuarem como multiplicadores de conhecimento;
  • Estimular o interesse dos estudantes em desenvolver trabalhos tecnológicos;
  • Incentivar novas ideias;
  • Estimular o espírito empreendedor em nossos alunos.
  • A importância do Empreendedor para a economia;
  • Orientar para a importância e as vantagens de possuir seu empreendimento formalizado.
  • Orientar para a atuação profissional voltada ao desenvolvimento sustentável.

Justificativa

Formar profissionais em nível de excelência em suas áreas de atuação para atender a demanda da sociedade.  Integrando teoria e prática, profissionais criativos, competentes e empreendedores, capazes de transformar a realidade e desenvolver novos negócios, de forma sustentável e inclusiva.

Procedimentos Metodológicos

  • Cada Painel é apresentado pelo grupo envolvido aos membros da comunidade acadêmica.
  • Palestras sobre Empreendedorismo , Financiamento e Documentação necessárias para investir e/ou formalizar um negócio.

Programação

07, 08 e 09/11/2017

07/11

19h : Abertura: III Mostra de Produtos e Serviços MEU QUASE NEGÓCIO

Painéis

19h30 às 21h: Apresentação dos Painéis  de Administração e Recursos Humanos

21h às 22h30: Apresentação dos Painéis de Processos Gerenciais e Marketing (após palestra SEBRAE)

Palestra

19h30 às 21h- Cursos de Marketing e Processos Gerenciais

Sala: Auditório

  • Empreendedorismo

Renan Dragone consultor do SEBRAE 

  • Presença da  unidade do  SEBRAE Móvel  para orientações

08/11

19h : III Mostra de Produtos e Serviços MEU QUASE NEGÓCIO

19h30 às 21h: Apresentação dos Painéis Cursos de Processos Gerenciais e Administração

Palestras

19h30 às 21h  – Curso de Marketing

Sala: Auditório

  • A Comunicação aplicada ao Empreendedorismo

Adalberto Mansur e Rogério Rueda

Jornalista Adalberto Mansur e  Jornalista Rogério Rueda, da ProImprensa Comunicação.

21h às 22h  – Curso de Marketing, Processos Gerenciais e Administração

  • Marketing  de Conteúdo e Neuromarketing

Aline  Batista da ,Rocha: Relato de Experiência  sobre a  RD Summit – Maior Evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina para atualização das novas ferramentas de mídias digitais  Florianópolis /SC/set de 2017

19h30 às 21h – Curso de Recursos Humanos

  • Gestão de Grupos e Equipes

Sala: 27

Marcela Hipólito -Gerente da Incubadora de Ciência, Tecnologia e Inovação de Limeira – ICT&I/PML – Especialista em Desenvolvimento de Estratégias Administrativas; Técnicas Gerenciais; Políticas Sociais, Empresariais e Empreendedoras; Formação em Psicologia/UNIP-Pós Graduação em Educação-UNIP, Gerente de Recursos Humanos na Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho-SERT/PML; Docente Externo e Pesquisadora /UNIMEP de 2013-atual.

09/11

19h : III Mostra de Produtos e Serviços MEU QUASE NEGÓCIO

19h30 às 22h30 : Exposição dos  Painéis  nos corredores da instituição.

Palestra

Sala: Auditório

19h30 às 22h30-Curso de Administração e Processos Gerenciais

Evento Paralelo: II SEMINÁRIO EM CIÊNCIAS, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA-CIT

  • Gestão Estratégica da Inovação

Prof. Dr. Carlos Eduardo Francischetti – Doutor e Mestre em Administração pela UNIMEP, Economista pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas – ISCA e Especialista em Gerência Financeira Administrativa e de Controle pela UNISAL. É Professor Doutor nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira e Coordenador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis e do Núcleo de Apoio Fiscal-NAF (Receita Federal). É Diretor de Planejamento da Associação de Ambientes de Inovação de Limeira – AAIL.

  • Sistema Paulista de Inovação Tecnológica

Prof. Dr. João Augusto Cardoso- Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP e Mestre em Direito pela UNIMEP. Especialista em Administração de Empresas pela EEP, em Direito da Economia e da Empresa pela FGV/RJ e em Educação a Distância pela UNIP. É Diretor Administrativo da ABINFO, Conselheiro de Administração da AAIL e membro do NACE/UNICETEX da FZEA/USP. É Professor Titular na UNIP, campus de Limeira e Advogado especializado em Propriedade Intelectual.

  • Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio

Prof. Dr. Celso da Costa Carrer – Doutor em Economia Agrícola pela FEAGRI/UNICAMP, Mestre e Zootecnista pela FMVZ/USP, e Especialista em Administração Rural pela UFLA/MG. É Professor Associado na graduação e Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação da Indústria Animal na FZEA/USP. Coordena o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária (UNICETEX), laboratório didático ZEB/FZEA/USP e a Incubadora de Empresas do Agronegócio (UNITec).

Orientações  para elaboração dos Painéis

Os Painéis deverão versar sobre resultados parciais ou finais dos projetos integradores I,II,III e IV.  O pôster deverá ser confeccionado conforme template já disponibilizado  pela organização do evento, com dimensões  0,90 x 1,20 .

A sessão de apresentações de pôsteres traz o resultado dos trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas Projetos I,II,III e IV

Para a apresentação em formato de pôster, os participantes deverão inscrever o projeto incluindo resumo, palavras-chave, introdução, objetivo, metodologia, resultados, considerações e referências. Observação: todo professor – orientador também será um autor.

O aluno é responsável pela confecção do pôster depois de avaliado pelo professor-orientador do projeto.